O setor de refrigerantes cresceu 43% em uma década

22/02/2019

No entanto, 22% desses fabricantes apresentam alto risco de inadimplência, de acordo com dados do Insight View. O setor de refrigerantes experimentou um crescimento de mais de 43% nos últimos dez anos , com um volume de negócios médio desde 2009 que excede 27 milhões de euros, segundo dados do Insight View . E essa indústria produz anualmente na Espanha um total de 4.400 milhões de litros de refrigerantes, engarrafados em mais de 2.000 referências de água, refrigerantes ou sucos para os 38 milhões de pessoas que os consomem em nosso país.

 

O setor mostra, no entanto, uma alta concentração em apenas 360 empresas cuja P & D se concentra em obter mais sabor e menos calorias. A porcentagem de grandes empresas corresponde a 13%. De acordo com esta análise, esta evolução coexiste com um segmento de micro empresas, 53% do total, que em grande parte reflete o modelo de negócio tradicional da indústria, onde o fabricante local foi perto de seu principal ingrediente para evitar ter de transporte: o fontes naturais de água.

 

53% das empresas do setor são microempresas e um terço se formou após a crise

 

Contudo, entre estas microempresas existem também muitas recentemente criadas. Um terceiro foi fundado após a crise, um sinal de que o empreendedorismo também tem lugar em um setor que tenta ler as mudanças de hábitos em relação a bebidas cada vez mais saudáveis.

 

Esta coexistência de diferentes modelos e tamanhos explica que , em grande medida, o “risco de default” observado no setor: 22% dos fabricantes de refrigerantes estão em alto risco de inadimplência em seus pagamentos, disse o estudo. Se levarmos em conta apenas as grandes e médias empresas do setor, esse mercado de ações é reduzido para 4% das empresas.

 

A Catalunha é a comunidade autónoma com mais fabricantes de refrigerantes, 17% do total, seguida pela Andaluzia (11%), a Comunidade Valenciana (10%) e a Galiza (8%).

 

 

 

19/02/2019

Fonte: Food Retail