Brasília
Hoje
26ºC
18ºC
Amanhã
26ºC
19ºC
IBOVESPA | -0,24% (130.340,92 pontos)
O segmento de bebidas lidera o ranking de adoção de medidas ambientais, com 100% das empresas da indústria de bebidas, em diferentes ramos, investindo em medidas ambientais. O resultado foi divulgado pela Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec 2023): Indicadores Temáticos – Práticas Ambientais e Biotecnologia.
Além de liderar o investimento geral em sustentabilidade, o setor de bebidas também ficou em primeiro quando o assunto é recursos hídricos (93,3%), eficiência energética (87%) e reciclagem e reuso (93,4%). Na categoria de resíduos sólidos (93,4%) fica na segunda colocação, perdendo apenas para os produtos farmoquímicos e farmacêuticos (94,4%).
O estudo foi desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O objetivo é perceber como as ações ambientais estão sendo colocadas em prática por empresas de médio e grande porte. Foram analisadas 1.611 empresas, de um total de 9.833 que se encaixam no perfil estudado.
Com novas pesquisas sendo desenvolvidas, o estudo reforça a importância da tecnologia para impulsionar a eficiência industrial de forma sustentável. Os resultados são promissores e destacam o comprometimento do setor de bebidas, um esforço conjunto em prol de uma indústria cada vez mais eficiente.