Brasília

-

Hoje

26ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,33% (128.106,10 pontos)

Irmãos Parazzi trilham caminho do pai, fundador dos Refrigerantes Esportivo

Indústria é realização do sonho de ex-comerciante que se tornou empresário de bebidas, em SP

Por Braian Bernardo| 05/11/2020

Unida pela fábrica Refrigerantes Esportivo, a família Parazzi dá continuidade ao sonho do fundador da indústria, Hermano Parazzi. Para manter o sucesso da empresa, que iniciou em 1948, em Santa Bárbara d’Oeste, a cerca de 130 quilômetros de São Paulo, os irmãos Laerte, Odílio, Luis Antônio e Roberto Parazzi trilham o caminho do pai fortalecendo a tradição da marca.

Associada à Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), a indústria completou 72 anos no último dia 30. Diretor financeiro da fábrica e filho primogênito do fundador, Roberto, 79, ressaltou, em entrevista ao Portal de Bebidas Brasileiras, que o segredo para a longevidade do negócio é o alto padrão de qualidade dos produtos, distribuídos no Estado de São Paulo.

>> Clique aqui e leia grandes histórias de fábricas de refrigerantes do Brasil!

Produzidos nos sabores guaraná, datubeba, maçã, soda limonada, laranja, gengibirra, abacaxi, tri-cola, uva e diet guaraná, os Refrigerantes Esportivo são fabricados nas embalagens pet de 2 litros e 250 ml e vidro retornável de 190 e 600 ml. Além das bebidas, a indústria também produz xaropes de limão e groselha.

Produtos da fábrica Refrigerantes Esportivo – Foto: Divulgação

Oportunidade para sonhar

A idéia de criar uma fábrica, de acordo com o diretor,  surgiu depois da instalação de ferrovias no interior paulista, nos anos 1940, que obrigou seu pai, então dono de mercearia, a procurar por outra alternativa de trabalho. Segundo ele, os clientes do pequeno armazém passaram a comprar produtos de uma usina, o que, conforme diz, fez o empreendimento tornar-se inviável. O então comerciante, a época de 37 anos vislumbrou a oportunidade de se tornar empresário de bebidas para garantir o sustento de sua família.

Desde o início do negócio, Hermano Parazzi foi acompanhado pelos quatro filhos, que cresceram participando do dia a dia da empresa e viram os produtos da marca caírem no gosto dos consumidores. Com a produção de refrigerantes artesanais em garrafas de vidro, a fábrica começou com apenas cinco funcionários, mas, com o sucesso das bebidas, a empresa investiu em maquinários automáticos, no aumento do espaço físico e na capacidade de produção.

União da família Parazzi

Hoje, os mais de 60 colaboradores que atuam na fábrica não contam com a presença do fundador, que morreu em 2000. Assim como as histórias das famílias ResquettiBotega e Carelli, destacadas no Portal de Bebidas Brasileiras, a família Parazzi também se uniu para consolidar o sucesso da fábrica.

De acordo com Roberto Parazzi, para dar continuidade ao sonho do pai, ele e seus três irmãos tomaram a frente e passaram a dirigir a fábrica, priorizando cada vez mais o “sabor próprio” das bebidas. “Procuramos produzir os produtos com o mesmo padrão de qualidade de décadas. Para nós [diretores], a fábrica significa ‘vida’, porque foram muitos anos dedicados a ela”, destacou o diretor financeiro.

Em vídeo no YouTube, o canal sb24horas conta a trajetória de Hermano e seus filhos para construírem a história de sucesso da fábrica Refrigerantes Esportivo. A produção homenageia  Roberto Parazzi, que foi escolhido “o empresário do ano”, em 2015. Confira abaixo: