Brasília

-

Hoje

27ºC

19ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,33% (128.106,10 pontos)

Aprenda sobre conceitos de controle de qualidade para aplicação em empresas

Estudo do tema é essencial para profissionais envolvidos nos processos de fabricação de produtos

Por Blog Checklist Fácil| 26/11/2020

O conceito de controle de qualidade deve ser de conhecimento de todos os profissionais envolvidos nos processos de fabricação de produto, independentemente do segmento. Isso porque ele está relacionado ao cumprimento dos requisitos de qualidade, que interferem diretamente na satisfação do cliente final.

Mas por que ele é tão importante? A questão é que o consumidor exige que o item adquirido esteja de acordo com as especificações técnicas prometidas. E estas são justamente garantidas através do controle de qualidade realizado internamente.

Tendo em vista a relevância do tema, torna-se essencial entender melhor sobre ele, assim como saber como colocá-lo em prática. É sobre isso que trata este conteúdo. Continue a leitura!

O que é controle de qualidade?

É um sistema adotado pelas empresas para medir a qualidade dos produtos e serviços, avaliando se estão de acordo com suas especificações técnicas. Ele torna o processo de produção mais unificado, uma vez que confere a ele um padrão e requisitos a serem seguidos.

Um dos marcos para o avanço do termo foi o ano de 1956, quando o norte-americano Armand Vallin Feigenbaum idealizou o Total Quality Control, ou seja, Controle da Qualidade Total.

O TQC, como ficou conhecido, foi definido por ele como:

Um sistema eficaz para integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e de melhoria da qualidade dos vários grupos em uma organização, de modo a permitir produtos e serviços com níveis mais econômicos e a plena satisfação do cliente”.

Ainda segundo a sua ideologia, o conceito de qualidade deve estar sempre orientado ao cliente. Além disso, requer melhoria contínua, para, assim, evitar erros cometidos anteriormente.

Qual a função do controle de qualidade?

O controle de qualidade é uma medida que visa a melhoria e padronização dos processos, a fim de assegurar a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos por uma empresa.

Vamos usar o exemplo de uma farmácia de manipulação. Existem diversos fatores que precisam ser padronizados para que o cliente final receba, de fato, o medicamento que necessita.

Isso inclui desde a compra da matéria-prima, a confecção de uma embalagem que mantenha as características do medicamento até a seleção das substâncias corretas e o seu armazenamento.

Sem todo esse controle de qualidade, os riscos de entregar algo errado são grandes, podendo causar malefícios à saúde dos consumidores.

Logo, podemos destacar como a principal função do controle de qualidade o fato de proporcionar que o cliente receba um produto sem defeito e dentro das especificações técnicas descritas.

Exemplos de controle de qualidades em alguns segmentos

É possível – e necessário – adotar o controle de qualidade nos mais variados segmentos de produção. Confira alguns exemplos de aplicação:

Indústria

controle de qualidade na indústria é considerado essencial porque permite definir e padronizar a produção dos produtos do início ao fim. Caso surja algum ítem com defeito, ele é descrito como uma não conformidade, uma vez que não obedece os requisitos solicitados.

Sendo assim, pode ser encaminhado para conserto ou descarte – dependendo do grau do problema – antes mesmo de chegar ao consumidor final.

Rede hoteleira

Quando se pensa em prestação de serviços em hotel, a qualidade é avaliada através de uma série de fatores, incluindo:

  • Limpeza e higiene;
  • Atendimento;
  • Segurança;
  • Qualidade do serviço de quarto.

Quando não há um controle de qualidade efetivo, podem ocorrer imprevistos que geram a insatisfação do cliente. Consequentemente, fazendo com que ele não retorne e, pior, não indique o local.

Alimentação

Nessa área, o controle de qualidade avalia desde o armazenamento dos insumos até a apresentação dos alimentos aos clientes. Por envolver a segurança e saúde das pessoas, é preciso garantir que todos os processos sejam seguidos à risca.

Com isso, evita-se, por exemplo, entregar um prato estragado por não terem sido adicionadas etiquetas com validade.

4 passos para realizar o controle de qualidade na sua empresa

Você deseja ter um controle de qualidade eficiente para, assim, oferecer um produto ou serviço que satisfaça os anseios do cliente? Então acompanhe o passo a passo que criamos para ajudá-lo nessa tarefa:

1. Analise e padronize os processos

Analisar os processos de ponta a ponta é o primeiro passo para saber o que precisa ser melhorado e padronizado. Voltando ao exemplo da farmácia de manipulação, cabe ao gestor acompanhar como a matéria-prima é adquirida e de que forma o medicamento é manipulado, armazenado e, por fim, entregue ao cliente.

Assim sendo, ao vivenciar todas as etapas, ele consegue determinar se há alguma falha que precisa ser corrigida. Com isso, pode realizar a padronização dos processos essenciais para que elas deixem de ocorrer.

2. Ofereça capacitações

Sempre que um processo é alterado, todos os colaboradores devem ser devidamente treinados. Caso contrário, como exigir melhorias, não é mesmo?

É importante mostrar não apenas as novas atividades, mas também o porque foram modificadas dentro do contexto de controle de qualidade.

Ofereça, ainda, outros tipos de cursos e capacitações que possam melhorar o desempenho no dia a dia. Aprender sobre novas técnicas de atendimento e manipulação de tecnologia, por exemplo, podem ser muito úteis.

3. Adote uma comunicação clara

Quando se trata de controle de qualidade, as melhorias devem ser contínuas. Portanto, é preciso adotar uma comunicação clara e efetiva com todos os profissionais envolvidos, para que tenham ciência sobre o que está sendo feito e porquê.

Esse também é o momento de dar feedbacks e elogiar aqueles que fazem parte dos processos – práticas essenciais visando também a motivação de todos.

4. Busque sempre a satisfação dos clientes

Como mencionamos, o controle de qualidade tem como objetivo principal garantir a satisfação dos clientes. Desta forma, uma ação eficiente que pode ser realizada durante a análise e melhorias de processo consiste justamente em conversar com eles.

Peça que avaliem os serviços ou produtos e que deem sugestões de melhorias. Tudo que for colhido nesse bate papo deve ser levado em consideração, uma vez que é preciso estar alinhado com os anseios dos consumidores.

Lembre-se que o controle de qualidade é importante para empresas de qualquer porte e segmento. Quanto menos erros ocorrerem e mais ajustados estiverem os processos, maiores são as chances de o cliente ficar satisfeito com aquilo que ele adquiriu!

O Checklist Fácil pode ajudar nesse processo de análise e padronização. Quer saber como? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!