Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,75% (125.124,30 pontos)

Entenda como o APPCC pode ajudar a prevenir riscos na produção de alimentos

Sistema é baseado em sete princípios que auxiliam na identificação de problemas

Por Hadrions Sistemas| 18/02/2021

Bom, para quem não sabe ao certo o que é APPCC (ou em inglês, HACCP), trata-se de um sistema baseado na prevenção de riscos. Esses riscos podem ser químicos, físicos ou biológicos, e com o APPCC identificam-se possível riscos em todas as etapas pelas quais o alimento passa.

A sigla APPCC, significa “Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle”. O sistema é baseado em 7 princípios, são eles:

Identificação e avaliação dos perigos

Essa é a primeira etapa do seu plano. Aqui, sua missão é identificar todos os possíveis riscos pelos quais o alimento poderá passar. Para isso, você deverá analisar todo o processo e se atentar a cada uma das etapas.

Considere questões como: embalagem, ingredientes, método de conservação (caso haja), restrições de consumo, possíveis contaminações, etc.

Com base na sua análise, você precisará estabelecer:

  • Risco

Determine qual é a possibilidade da sua ocorrência e classifique-o em: baixo, médio ou alto.

  • Severidade

A severidade refere-se a gravidade do perigo, também pode ser classificada em: baixa, média ou alta.

Identificação dos Pontos Críticos de Controle

Aqui deverão ser identificados os PCCs (pontos críticos de controle). Com a elaboração da árvore decisória poderá ser definido se na etapa existe um ponto crítico ou somente um risco. A partir daí, as medidas de controle devem ser definidas.

Estabelecimento dos Limites Críticos

Com os PCCs identificados, chega o momento de estabelecer os limites críticos. Esses limites devem ser monitoráveis e caso não sejam atendidos, a segurança do alimento não pode ser garantida.

Estabelecimento dos Procedimentos de Monitoração

Só há uma maneira de garantir que os perigos estão sendo controlados e que tudo está saindo como deve: monitorando!

Estabelecimento das Ações Corretivas

Se algum limite crítico não está sendo atendido, o que é preciso fazer? Corrigir o erro, certo? Afinal, todo esse trabalho de elaborar procedimentos e monitorar os processos, de nada adiantarão se a equipe não estiver preparada para estabelecer as ações corretivas necessárias.

Portanto, estabeleça as ações necessárias para garantir a eficácia do plano e a segurança dos alimentos.

Estabelecimento dos Procedimentos de Verificação

Como saber se o plano está sendo seguido, se os resultados atingidos são o esperados, se as ações corretivas estão sendo monitoradas? É exatamente para isso que serve a etapa de verificação.

A dica é estabelecer uma periodicidade para fazer essa verificação, de acordo com a necessidade de cada Organização.

Estabelecimento dos Procedimentos de Registro

Registre tudo! Como toda informação importante dentro de uma empresa, o seu plano APPCC deve ser registrado. Documente também os relatórios com as análises efetuadas na etapa de verificação.

Deu para entender um pouquinho sobre o que se trata o sistema APPCC? Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários, ficaremos felizes em responde-los.

A importância dos planos APPCC (ou HACCP)

Estamos falando aqui sobre alimentos, algo diretamente ligado a saúde do consumidor, certo? Com saúde não se brinca. Logo, primeiramente, a elaboração dos planos APPCC são fundamentais para garantir a fabricação de alimentos seguros para consumo.

Outro ponto importante, é que o sistema APPCC é uma exigência do Ministério da Saúde, no que se refere a indústria alimentícia, desde 1993.

Para finalizar, existem outros inúmeros benefícios em se comprometer com a implantação de um sistema APPCC eficaz, tais como: aumento de produtividade, diminuição de falhas, melhoria contínua, segurança dos alimentos, satisfação dos consumidores, e por aí vai.

Tem alguma dúvida de que o sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle é fun-da-men-tal para a segurança dos alimentos? Imagino que não.

É importante salientar, que o APPCC não é a única exigência que deve ser seguida quando o assunto é alimento. Existem normas que devem ser seguidas (como ISO 22000), programas a serem implantados (como as Boas Práticas de Fabricação (BRF) e ferramentas a serem utilizadas (como o PDCA).

Garantir a qualidade e a segurança dos alimentos não é tarefa fácil, exige comprometimento de todo o time, conhecimento e competência. Entretanto, é mais do que uma necessidade, é uma exigência.

Pronto para implantar o sistema APPCC no seu negócio? Esperamos que tenhamos ajudado.