Brasília

-

Hoje

29ºC

18ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,63% (124.777,90 pontos)

Confrebras – maior evento do setor de bebidas do país acontece de 23 a 25 de outubro, em São Paulo

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 22/10/2013

Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2013, acontece, em São Paulo, o evento duplo 5ª Expobev/Confrebras 2013, com o propósito de apresentar e debater as principais questões que envolvem o setor de bebidas no País. Nos três dias de evento, estarão em pauta diversos assuntos, como concorrência desleal; tributação diferenciada para pequenas empresas do segmento; luta para ingresso no Simples Nacional; preço do açúcar; sustentabilidade empresarial, e outros.

Durante a 5ª Expobev/Confrebras 2013 também serão expostas as principais inovações tecnológicas e de serviços para o segmento. “O Confrebras, por ser o fórum ideal para avaliações, discussões e reivindicações do setor como um todo, já se consagrou como o maior e mais importante evento do gênero. É um local ideal para a realização de novos negócios", afirma o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros. “Nele, os participantes terão a oportunidade de aumentar seus rendimentos, melhorar seus negócios e unir-se para lutar por condições mais justas e igualitárias no mercado. Além disso, as principais tendências e desafios para o setor de bebidas nacionais fazem parte da programação da Expobev/Confrebras.”

A primeira edição do evento aconteceu em 2005, com a meta de discutir alternativas e soluções para o mercado de bebidas. Com o passar dos anos, o evento se expandiu, passando a reunir também fornecedores de cerveja, água mineral e outras bebidas.

Palestras – dia 23 de outubro

No primeiro dia do maior evento do setor de bebidas nacionais do País, às 14h, será realizado um painel setorial, com o tema “O futuro da indústria brasileira de bebidas”. Estarão presentes no Painel Setorial o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues Bairros, Carlos Alberto Lancel, presidente da Abinam - Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais, representando o setor de água mineral, entre outros.

Na sequência, às 15h30, o jornalista e presidente do ProCana Brasil, Josias Messias, apresentará a palestra “Panorama do Mercado de Açúcar.

Às 16h30, o diretor da Vinícola Góes, Cláudio de Góes, falará sobre “Vinhos do Sudeste: uma nova fronteira para os vinhos finos do Brasil”.

Às 17h30 será a vez do professor coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, Fabio Mestriner, explicar sobre “Mercado e tendências da embalagem”. Para encerrar o dia, o analista de mercado da Nielsen, Claudio Czarnobai, ministrará o seminário “Tendências do mercado de bebidas no Brasil”.

Palestras – dia 24 de outubro

No dia 24 de outubro, às 13h30, a primeira palestra será “Água mineral: como fazer para acompanhar as oportunidades de crescimento na onda de produtos saudáveis e de bem com a vida”, apresentada, pelo empresário Amilcar Lopes, da água Petrópolis Paulista.

Dando continuidade à série de seminários, às 14h30, Fernando Trevisan, diretor-geral da Trevisan, exporá o tema “Eventos esportivos: oportunidades para o setor de bebidas”.

Às 15h30, será a vez do sócio-diretor da Mais Packing Design, Carlos Zardo, comentar a respeito de “Design de Embalagens”. Na sequência, às 16h30, Paulo Garcia apresentará o painel “Corante caramelo em bebidas: aplicações e legislação”.

Às 17h30, a diretora geral e fundadora da Dextera Consultoria, Simone Maria da Costa, comentará sobre “Como engajar as pessoas em cenários de mudanças”.

Palestras – dia 25 de outubro

O consultor de serviços tecnológicos do Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas – RJ, Edson Gonçalo, fará a abertura do ciclo de palestras do dia 25 de outubro, às 13h30, enfocando a “A Sustentabilidade das Indústrias de Bebidas e Alimentos em Mundo Globalizado”.

Às 14h30, Tioce Botelho, da Dale Carnegie Training, mostrará como “Conquistar o sucesso sem perder a qualidade de vida”. Às 15h30, Kátia Jorge falará sobre “Cervejas Especiais”.

Às 16h30, o diretor da KPMG, Kleber Araújo, exporá o tema “Supply Chain”. E, para fechar o ciclo de palestras, Cilene Saorin, mestre cervejeira e sommelier de cervejas, disseminará a palestra “Sommelier de cervejas pelo mundo”.

Simpósio de Fornecedores

Para apresentar e debater as principais questões que envolvem o setor de bebidas nacionais está prevista uma série de atividades, entre elas o Simpósio de Fornecedores, onde os próprios expositores ministram palestras sobre temas pertinentes do setor.

O Simpósio de Fornecedores terá início no dia 23 de outubro, às 15 horas, com o diretor comercial da Tovani Benzaquen, Flávio Moribe, apresentando as “Novas tecnologias para redução de custo no sistema de adoçamento (açúcar) nas bebidas”.

Na sequência, às 16 horas, será a vez dos diretores da Control Infomática, Douglas Bermeijo e Clecio Thomaz ministrarem a palestra “Path Find – Minimize os custos de logística nos centros urbanos”.

Às 17 horas, o supervisor de vendas da Química Anastácio, Robson Corrêa da Silva, comentará sobre o “Uso de edulcorantes em produtos diet e light”, e para fechar o dia, será a vez de Wanda Cherubim, da Matrix Ingredientes, falar sobre as “Corantes naturais em refrigerantes”, às 18h.

No dia 24 de outubro, o tema da primeira palestra do dia será “Carbonatação de bebidas com soja – Técnicas e Oportunidades”, a qual será apresentada pelos diretores da Loop Aromas e Sucos Naturais, Oscar Piacentini e Wagner da Cruz, seguida pelo painel “– Apelo saudável: Alternativa para redução de sódio em bebidas – Utilização e corantes naturais” comandado pelo representante da Doce Aroma, Cristiano Nunes.

Na sequência do ciclo de palestras, às 16 horas, Thaís Cruz, da Matprim Solutions, apresenta a palestra Tecnologias em emulsões e aromas e cadeias de valor mais sustentáveis.

Às 17 horas, André Dorner, do Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas – RJ, ministrará o painel “Segurança na rede de automação industrial de bebidas e alimentos”, e às 18 horas, José Gonçalves Antunes discorrerá sobre a “Utilização de mostos super concentrados na produção de cerveja”.

No último dia do evento, estão previstas três palestras voltadas para o público que trabalha direta ou indiretamente com o setor de bebidas: a primeira delas, às 14 horas, com o tema Limpeza de embalagens com ar ionizado, será apresentada por Isaac de Oliveira, da EPET. Após isso será a vez de Giuliana Chiaparini da Matrix Ingredientes apresentar o tema “Corantes naturais de refrigerantes”.

Em seguida, às 16 horas, Gabriel Lima e Armando Carvalho, da Freeart falarão a respeito da “Refrigeração comercial e aramados e logística”. Para fechar o Simpósio de Fornecedores com chave de ouro, Sérgio Aguiar, da Beraca, explicará os “Processos de desinfecção da água nas indústrias de bebidas e suas inovações tecnológicas”.

Espaço de Integração de Negócios

Durante a 5ª Expobev/Confrebras 2013, empresários e especialistas que atuam nas pequenas e médias indústrias de bebidas frias de todo o País terão a oportunidade de participar do “Espaço de Integração de Negócios”, destinado às empresas de bebidas que tem por objetivo expandir seus negócios a partir de parcerias com novos associados. No local haverá reuniões de negócios que colocam em contato direto potenciais compradores e vendedores. Desta forma, as empresas participarão como demandantes e ofertantes dos diversos bens necessários ao mercado de bebidas nacionais.

O “Espaço de Integração de Negócios” representa a oportunidade perfeita para a indústria com produtos diferenciados aumentar sua rede de distribuição, através do mercado de outras empresas. Além do acordo de distribuição, poderão ser realizados intercâmbios de conhecimento, técnicas e trocas de ideias, entre outras parcerias.

Concurso “Os Melhores Sabores do Brasil”

Com o intuito de premiar e reconhecer os refrigerantes de alta qualidade oferecidos pelos pequenos produtores do País, a Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil - Afrebras, promoverá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, o Concurso “Os Melhores Sabores do Brasil”, premiando os refrigerantes nas categorias “Guaraná” e “Tubaína” (Refrigerante de Guaraná com aroma de Tutti-frutti)”.

A pré-seleção será realizada pelos próprios visitantes da feira, que poderão escolher os produtos que mais lhe agradarem. Em seguida, os favoritos serão encaminhados para a análise da comissão julgadora, composta por profissionais ligados ao setor de bebidas e especialistas em análise sensorial que atribuirão os pontos, segundo critérios pré-estabelecidos. O resultado será conhecido no encerramento da feira, no dia 25 de outubro, onde os três primeiros colocados receberão um certificado atestando a preferência dos visitantes.

Bar Sabores do Brasil

O Bar Sabores do Brasil será um dos destaques da 5ª Expobev. A iniciativa da Afrebras dá a oportunidade para o público degustar todos os tipos de bebidas de diversas regiões do País como, por exemplo, refrigerantes, cervejas, isotônicos, energéticos e sucos.

Sobre a Afrebras

A Associação de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) foi fundada em 2005 e representa em torno de 150 pequenos fabricantes de refrigerantes, cerveja, água e outras bebidas, distribuídos em todo o território nacional. O principal objetivo da entidade é promover e colaborar com a economia nacional, no processo de industrialização, defendendo os interesses do setor regional de bebidas.

SERVIÇOS: Evento: 5ª Expobev/Confrebras 2013. Data: de 23 a 25 de outubro de 2013. Local: Centro de Exposições Imigrantes. Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5. São Paulo/SP. Site: www.confrebras.org.br/2013 CONTATOS PARA A IMPRENSA: Danielle Ruas- ( danielle@deleon.com.br) – fone: 11.9.7313-8498 Lenilde De León( lenilde@deleon.com.br) – fone: 11.9.96.28.98.32