Brasília

-

Hoje

27ºC

19ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,33% (128.106,10 pontos)

Indústria de bebidas frias investe R$ 30,8 bi no Brasil em cinco anos

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 30/07/2014

Cada real investido por uma empresa de bebidas gera outros 2,5 reais na economia do país

Responsável por 3% de todo o PIB nacional, o segmento de bebidas frias – que compreende a produção de sucos, águas, refrigerantes, cervejas, chás e isotônicos – movimenta uma extensa cadeia produtiva e tem se destacado por grandes investimentos. Os aportes desta indústria na economia brasileira mais que triplicaram nos últimos cinco anos, passando de 2,2 bilhões de reais em 2009 para 7,4 bilhões de reais em 2013. Neste período, as empresas de bebidas frias investiram 30,8 bilhões de reais.

O valor foi destinado a novas tecnologias, pesquisas e inovações, ampliação e construção de fábricas, modernização e aquisição de equipamentos, e também para garantir maior eficiência da frente de vendas e no processo logístico e de distribuição. Estudo do IBGE aponta que este mercado é o que possui o maior efeito multiplicador na economia. De acordo com o instituto, para cada um real investido por uma empresa de bebidas, outros 2,5 reais são gerados na economia brasileira. Assim, considerando os investimentos dos últimos cinco anos, os aportes do setor de bebidas frias geraram mais 77 bilhões de reais na economia brasileira.

Cadeia Produtiva

Um dos mais tradicionais do Brasil, criado em 1853, o setor de bebidas frias tem ampla capilaridade e está presente em todas as cidades do país, numa cadeia que vai do agronegócio ao pequeno varejo, passando pelos mercados de embalagens, logística, maquinário e construção civil. Esta indústria conta com um parque fabril de mais de 200 fábricas, movimenta uma frota de caminhões com cerca de 37 mil veículos e abastece mais de 1,2 milhão de pontos de veda em todo o território nacional. Um dos elos mais importantes da cadeia de bebidas frias é o setor de bares e restaurantes que, sozinho, emprega mais de seis milhões de brasileiros. As bebidas representam de 40% a 60% do faturamento desses estabelecimentos.

Fonte: Ascom