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5 razões da monopolização ser danosa para o setor de bebidas

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 11/09/2014

Sem título

Uma bandeira levantada pela Afrebras, desde sua fundação, é pelo mercado competitivo, com oportunidade para todos que se encontram nele. Porém, sempre esbarramos com estratégias das gigantes concorrentes para dominar esse setor já tão concentrado.

A última foi a das grandes cervejarias que, através das Medidas Provisórias nºs651/2014 e 653/2014, tentam impor, junto do Ministério da Fazenda, a tributação exclusivamente ad rem, extremamente danosa para o setor. Atualmente, a tributação do setor é um misto de ad rem com ad valorem.

Caso realmente mude para uma tributação ad rem, várias empresas pequenas irão fechar suas portas por não aguentar a carga tributária. Isso gerará uma concentração de mercado que será extremamente danosa para o setor como um todo. Abaixo, cinco razões para não deixar que o setor seja monopolizado:

1 – Milhares de pessoas perderão seus empregos

É estimado que, enquanto uma pequena empresa gere um posto de trabalho para cada R$ 107,9 mil em faturamento, outras empresas gerem um posto de trabalho a cada R$ 573 mil, sendo assim, pequenas empresas empregam proporcionalmente mais que as grandes. Como resultado do monopólio, dezenas de empresas nacionais fecharão,fazendo com que milhares de pessoas percam seus empregos.

2 – Haverá menos diversidade

Atualmente, as pequenas empresas são responsáveis pelos sabores mais originais do mercado. Tais sabores despertam a curiosidade do consumidor, além de oferecer uma grande experiência para ele. Assim é com os consumidores do Paraná e a Cini Gengibirra, por exemplo.

3 – Histórias centenárias irão acabar sem mais nem menos

Algumas empresas nacionais, além de centenárias, estão presentes na cultura e vida dos consumidores de sua região. Como citado acima, algumas marcas já se tornaram parte da vida das pessoas. O fim de uma marca regional também é fim de parte da história de sua região.

4 – Menos investimentos para as regiões onde se encontram

Pequenas empresas são responsáveis diretas pelo desenvolvimento da região onde se encontram, seja através de investimentos ou geração de empregos. O fechamento dessas fábricas, com certeza, iria afetar a economia de suas regiões.

5 – O consumidor perde o direito de escolha

Já pensou ir ao mercado e ver apenas uma marca de refrigerante? Pois isso que acontece caso o setor seja monopolizado. Atualmente, as pequenas empresas já possuem um espaço muito reduzido nas prateleiras, menos de 15%. Com o monopólio, esse espaço será menor ainda e achar um refrigerante nacional nas prateleiras dos mercados será mais difícil ainda.