Brasília

-

Hoje

26ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,33% (128.106,10 pontos)

“Sinalizações do CADE para o setor de bebidas frias” é tema de palestra no Confrebras 2015

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 24/03/2015

Maior evento do setor de bebidas do País acontece nos dias 8 e 9 de abril, em São Paulo

Um dos maiores eventos do setor de bebidas do Brasil, o Confrebras 2015, será realizado nos dias 8 e 9 de abril de 2015, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, priorizando temas estratégicos para o fortalecimento empresarial das indústrias regionais de bebidas em todo o País. Dentre eles, destaque para a palestra “Sinalizações do CADE para o setor de bebidas frias”, apresentada pela professora da PUC/PR e da Universidade Federal do Paraná, Marcia Carla Pereira Ribeiro.

Vale lembrar que o setor de bebidas tem um índice significativo de concentração econômica com determinadas empresas que estão em posição dominante de mercado. No debate, serão apresentados os entraves encontrados, principalmente, pelos pequenos fabricantes de bebidas de refrigerantes e cervejas, como a concorrência desleal das grandes corporações.

Para Fernando Rodrigues de Bairros, presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil - Afrebras, que representa as empresas regionais de refrigerantes e outras bebidas frias, é imprescindível que este assunto seja amplamente trabalhado com a sociedade, visto que as pequenas empresas do setor estão desaparecendo em função das dificuldades criadas pela concentração de mercado. “Hoje, mais de 80% do setor de refrigerantes é dominado por poucas empresas que registram um faturamento de 92%. No caso do setor de cerveja, precisamos rever, por exemplo, os prejuízos causados após a aprovação da fusão entre Brahma e Antarctica, em 2000, que acabou dizimando as pequenas empresas”, argumenta o líder setorial.

Evento

Organizado pela Afrebras, o Confrebras 2015 agradará os visitantes em geral, com oportunidades de negócios, tendências, inovações tecnológicas, políticas públicas, entre outros assuntos que contribuirão para o desenho de um mapa do setor estratégico de bebidas.

Durante o Congresso, serão realizadas as palestras do economista e ex-ministro Delfim Netto, que falará sobre as perspectivas para a economia em 2015; da pesquisadora e especialista em alimentos e bebidas, Naira Sato, da Mintel, que analisará as tendências e o perfil do consumidor brasileiro; e da diretora do Food Research Center - ForC, Carmen Cecilia Tadini, que comentará a respeito das novas tecnologias para inovação do segmento.

Paralelamente, os participantes poderão conferir as novidades em produtos e serviços na 6ª edição da Feira de Fornecedores da Indústria de Bebidas – ExpoBev, que reunirá diversos expositores no mesmo espaço, possibilitando o intercâmbio e o fechamento de novos negócios. Haverá ainda um espaço para degustação de produtos regionais, no Bar Sabores do Brasil, e o Concurso “Os Melhores Sabores do Brasil”, que premiará os melhores refrigerantes nas categorias Tubaína e Guaraná.

SERVIÇO Congresso Nacional de Bebidas – Confrebras e 6ª Feira de Fornecedores da Indústria de Bebidas – Expobev Data: 8 e 9 de abril de 2015 (quarta e quinta-feira). Local: Centro de Eventos São Luís – Salão Santo Inácio. Rua Luís Coelho, 323, São Paulo – SP. Inscrições: gratuitas pelo site www.confrebras.org.br até o dia 1º de abril e presencialmente, no dia do evento.

O presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, está à disposição para comentar as novidades do Confrebras 2015/6ª Expobev. Para agendar uma entrevista, entre em contato com a De León Comunicações, nos telefones (11) 5017-4090//7604 ou e-mails paloma@deleon.com.br e danielle@deleon.com.br.