Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,75% (125.124,30 pontos)

Uma década trabalhando em prol do setor brasileiro de bebidas

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 24/04/2015

Dia 25 de abril, a Associação dos Fabricantes de Refrigerantes – Afrebras completa 10 anos de existência. Pode parecer pouco tempo frente a um setor centenário, mas, mesmo com a pouca idade, a Afrebras já conseguiu alcançar muito.

A associação foi criada em 2005, em uma época onde os fabricantes regionais de refrigerantes se viam em crise, desamparados de representatividade e vendo seu número cair drasticamente. Para se ter uma ideia, o número de empresas regionais de refrigerantes no começo do século era de 800. Quinze anos depois, o número não atinge um quarto dessa marca. Sendo assim, empresários resolveram que era hora de agir e criaram a Afrebras para fazer frente contra multinacionais que ameaçavam monopolizar o setor. “Os fabricantes possuíam muitos problemas, mas tentavam resolver de forma isolada, sem efeitos concretos. Chegou um ponto em que ou criávamos a associação, ou entregávamos nosso setor às multinacionais”, conta o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros.

A empreitada ousada logo deu resultados e os pequenos mostraram que não estavam para brincadeiras. Sempre que havia algum problema ou alguma discussão sobre o setor, a Afrebras estava lá. Tamanha representatividade chamou a atenção de outros ramos e logo a Afrebras passou a representar também fabricantes de cervejas, sucos, energéticos e outras bebidas frias.

E foi assim, com muita insistência e perseverança, que a associação conseguiu alterar, duas vezes, o modelo de tributação utilizado para o setor, incluiu o setor de refrigerantes no Simples Nacional, convenceu governos a darem incentivos fiscais a fabricas de seus estados, entre outros tantos feitos.

O caminho até completar a primeira década de existência não foi fácil, mas a marca por si só é a prova de que o trabalho feito pela Afrebras é relevante ao setor como um todo e tem valido a pena.

Em 2015, a associação definiu novos rumos a seguir, buscando não só o próprio crescimento, mas o crescimento do setor como um todo. “Ainda esse ano teremos algumas mudanças drásticas na associação. Tudo foi muito pensado, muito estudado, para que possamos efetivamente dar mais agilidade aos nossos trabalhos e começar bem esse novo capítulo de nossa história”, diz Bairros.