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#AfrebrasPelasRegionais | O Brasil perde receita e centenas de fábricas regionais

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 21/05/2018

O setor brasileiro de refrigerantes enfrenta uma das maiores crises de sua história. A pressão mercadológica das multinacionais ganha força com o sistema tributário desigual, forçando fábricas regionais, de pequeno e médio porte, a fecharem as portas. É por isso que aquele refrigerante da sua infância sumiu das prateleiras dos supermercados.

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/Ministério do Trabalho) provam que não se trata de alarmismo. De 2006 a 2016, o Brasil perdeu 160 pequenas e médias fábricas de refrigerantes. Nesta conta, o País perdeu mais de 7 mil postos de trabalho.

As marcas líderes de mercado encontraram no Brasil o sistema tributário perfeito para o oligopólio que exercem. Com os incentivos que recebem, as multinacionais do setor de bebidas são capazes de explorar artimanhas tributárias para utilizar créditos em cima de impostos que nunca pagaram.

Em matéria do JOTA, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) afirma que o concentrado produzido por essas empresas na Zona Franca de Manaus não se encaixa nos critérios de isenção e de aproveitamento de crédito do Polo Industrial de Manaus. Mas essas empresas agem como intocáveis, e mesmo diante de bilhões em autuações no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), continuam a aplicar as isenções e a utilização de créditos em suas operações de venda da matéria-prima para suas próprias subsidiárias em todo o Brasil.

Esse processo gera bilhões em renúncia fiscal. A Afrebras estima que as isenções somadas aos créditos chegam a R$ 9.1 bilhões ao ano.

Pelas Regionais

O Brasil precisa de arrecadação e as fábricas regionais precisam de condições iguais de concorrência para sobreviver. Com foco nesses dois nortes, a Afrebras lançou a campanha #AfrebrasPelasRegionais.

Entenda como os créditos de impostos das operações com claros indícios de superfaturamento dessas empresas estão sendo capazes de quebrar os concorrentes regionais das grandes marcas. Assista ao segundo vídeo da campanha:

Assista ao primeiro vídeo aqui!