Brasília

-

Hoje

26ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,33% (128.106,10 pontos)

No primeiro dia de campanha eleitoral, Afrebras convida candidatos a ouvirem fabricantes regionais paranaenses

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 16/08/2018

-

-

-

-

A Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil – Afrebras – realizou na tarde da quinta-feira, 16/08, a Assembleia Estadual do Paraná com a presença de dois candidatos às Eleições 2018. Compareceram Ney Leprevost, candidato a deputado federal pelo PSD-PR, e Professor Oriovisto Guimarães, candidato a senador pelo Podemos-PR.

A reunião se deu na sede da Afrebras em Curitiba e foi realizada no primeiro dia de campanha eleitoral do pleito de 2018. Segundo o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, essa aproximação é tanto uma sabatina – para que os fabricantes conheçam o perfil e as propostas desses candidatos – quanto uma oportunidade para apresentar as demandas dos fabricantes regionais do Estado do Paraná aos possíveis parlamentares do Congresso Nacional.

“É a primeira vez que criamos essa movimentação em uma eleição. Hoje, fazemos isso para que o setor de bebidas seja tratado com o devido cuidado dentro do Congresso. Para que a realidade do fabricantes regional, que vive pedindo por isonomia, chegue nos espaços de tomada de decisão, que são espaços historicamente muito influenciados pelo poder das multinacionais”, comentou o presidente da Associação ao abrir a roda de conversa.

Os candidatos ouviram a trajetória de luta dos fabricantes paranaenses, que vêm sendo ignorados pelo Poder Executivo estadual e federal. As fábricas regionais perderam um incentivo estadual ao mesmo passo em que a gigante Ambev assinou contrato a sete chaves com o Programa Paraná Competitivo, somando R$ 2.1 bilhões em créditos fiscais. Tal desequilíbrio no setor acontece há anos e já foi responsável pelo fechamento de dezenas de fábricas regionais no Paraná.

A nível federal, o Senado foi palco de mais uma movimentação legislativa das multinacionais. Foi aprovado, em julho, o projeto de decreto legislativo que visa derrubar o Decreto 9.394/2018, responsável por reduzir a alíquota de IPI dos insumos para refrigerantes e, consequentemente, reduzir os créditos de IPI oriundos da Zona Franca de Manaus e que beneficiam em bilhões as multinacionais.

O Professor Oriovisto Guimarães se comprometeu a trabalhar para impedir qualquer diferenciação de tratamento tanto no setor de bebidas quanto nas demais esferas. “Fazer política fiscal por empresa e não por setor é crime. Estou tentando chegar ao Senado para que essas coisas não aconteçam mais. Essa ‘brincadeira’ de tratar iguais de forma diferente tem de acabar. Artigo 1º da nossa Constituição. Todos são iguais perante a lei”, disse o candidato do PSD.

Ney Leprevost sugeriu que os fabricantes regionais organizem uma assinatura de termo de compromisso com todos os candidatos do Estado do Paraná. “Continuem nessa luta. Acreditem no Brasil. Precisamos da conscientização que vocês promovem. Vocês são líderes do setor. Como candidato a deputado federal eu me comprometo com justiça tributária, que só vai acontecer através de uma grande mudança”, defendeu Leprevost.

Também foi pauta conversa o fim do foro privilegiado, o voto distrital puro e as reformas tributária e política.

Estavam presentes representantes da Refrigerantes Cini, Refrigerantes Gold Scrin, Certano Alimentos, Refrigerantes Garoto, Refriko, Refrigerantes Ouro Verde, Refrigerantes Neon e Bebidas Bekal.

Assessoria de Imprensa – Afrebras