Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,42% (124.214,96 pontos)

Grupo Petrópolis arma lobby no Congresso contra bebidas brasileiras

Associação afirma ter sofrido “duro golpe” da cervejaria, que pretende lançar frente parlamentar

Por Cleomar Almeida| 22/05/2019

Com o grande objetivo de arquitetar o aumento dos seus lucros, o Grupo Petrópolis, controlador da cervejaria Itaipava, organiza o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas, sob a presidência do deputado Fausto Pinato (PP-SP), conforme requerimento protocolado na Câmara dos Deputados. A Afrebras (Associação de Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), que representa mais de 100 indústrias de bebidas do país, repudia a tentativa do grupo de seduzir os parlamentares e a imprensa, oferecendo um “coquetel de posse da nova diretoria”, que será realizado nesta quarta-feira (22), no Salão Nobre do Senado, em Brasília.

>> Jornal do Brasil repercute tentativa de manobra do Grupo Petrópolis/Itaipava contra bebidas brasileiras

>> Revista Veja: A nova encrenca da enroladíssima Cervejaria Petrópolis

No convite, o Grupo Petrópolis, alvo da Lava Jato, usa, de forma irresponsável, o mesmo nome da frente parlamentar, que começou a ser adotado, há 11 anos, em mobilização do setor organizada pela Afrebras, que é representada por Fernando Rodrigues de Bairros. De acordo com ele, o Grupo Petrópolis apropriou-se até da logomarca da frente, que vem sendo usada desde 2008, em conjunto com a Afrebras. “A associação sofreu um duro golpe do Grupo Petrópolis, que tenta arquitetar uma frente parlamentar sem legitimidade para representar a indústria brasileira de bebidas, que continua formada, majoritariamente, por associados da Afrebras”, afirma Bairros.

Na prática, de acordo com Bairros, o Grupo Petrópolis se alinhou a uma profissional de relações institucionais para obter informações privilegiadas e sigilosas do setor e da associação, com o único objetivo de atender aos interesses do controlador da cervejaria Itaipaiva. “De forma antiética, usaram toda a estrutura da Afrebras para tentar repassar, sem qualquer tipo de autorização, informações do setor de bebidas brasileiro para fundamentar o plano de atuação arquitetado pelo Grupo Petrópolis”, disse Bairros.

Com apoio da Afrebras, a verdadeira Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas começou em 2008 e, desde então, continua se mobilizando pela valorização das pequenas e médias indústrias de bebidas e pelo desenvolvimento nacional. Neste ano, a Afrebras já ofereceu um jantar de pré-lançamento da frente, no dia 14 de março, na Steak Bull Churrascaria, em Brasília, onde reuniu representantes das pequenas e médias indústrias de bebidas do Brasil, parlamentares e imprensa.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Afrebras