Brasília

-

Hoje

27ºC

20ºC

Amanhã

26ºC

20ºC

IBOVESPA | 0,65% (127.690,62 pontos)

Público decidirá vencedores do concurso Os Melhores Sabores do Brasill

Títulos de ouro, prata e bronze da maior competição nacional do setor serão entregues aos ganhadores

Por Cleomar Almeida| 11/06/2019

A Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) concluiu as 12 visitas técnicas em indústrias que inscreveram suas bebidas no concurso nacional Os Melhores Sabores do Brasil. A etapa final será realizada no Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas) 2019, dentro da Fispal Tecnologia, no São Paulo Expo, de 25 a 28 de junho, das 13h às 20h. No último dia do evento, os títulos de ouro, prata e bronze serão entregues aos vencedores de cada uma das três categorias da maior competição nacional do setor.

Durante os quatro dias do Confrebras 2019, o público poderá degustar, gratuitamente, as cortesias dos refrigerantes inscritos nas categorias guaraná, tubaína e sabor exótico/regional e avaliar cada uma das bebidas em cabines de votação secreta, respondendo a critérios específicos estabelecidos pelo controle de qualidade da Afrebras.

A votação do público será realizada no estande específico do concurso Os Melhores Sabores do Brasil, que é organizado pela associação, assim como o Confrebras. No total, cinco finalistas de cada uma das três categorias serão selecionados para a etapa final a partir dos resultados das visitas técnicas que avaliaram as boas práticas de fabricação de 26 refrigerantes inscritos na competição. As auditorias foram realizadas pelas engenheiras de alimentos Domênica Maioli e Adriane Almeida.

ÚLTIMAS VISITAS

Na quinta-feira passada (6), a última visita técnica do concurso Os Melhores Sabores do Brasil foi realizada na Indústria e Comércio de Bebidas Irmãos Salume, em Campo Belo, a 178 quilômetros de Belo Horizonte. Estão inscritas na competição duas bebidas da empresa: o Guaraná Taça de Cristal, na categoria guaraná, e o Abacaxi Taça de Cristal, na categoria sabor exótico/regional. Domênica e Adriane foram recebidas pelo dono e gestor da qualidade, Pedro Antônio Salume Junior, e pela analista de qualidade Martha Silva Neves, que acompanharam a auditoria.

A Indústria Refrigerantes Itamonte recebeu a visita técnica na última quarta-feira (5), em Itamonte, a 437 quilômetros da capital mineira. A empresa inscreveu dois refrigerantes no concurso: o Guaraná Mantiqueira, na categoria guaraná, e o Abacaxi Mantiqueira, na categoria sabor exótico/regional. As engenheiras de alimentos da Afrebras foram recebidas pelo dono da indústria, Marcelo César de Carvalho, e pela engenheira química e gestora operacional Heloisa Koeler, que acompanharam a auditoria.

A visita para avaliar boas práticas de fabricação na Comércio Indústria de Bebidas Áurea (Cibal) foi realizada na última terça-feira (4), em Passa Quatro, a 460 quilômetros de Belo Horizonte. Participam do concurso os refrigerantes Guaranita, na categoria guaraná, e o Citrus Cibal, na categoria sabor exótico/regional. O dono da empresa, Rafael Saullo, e o filho dele, Rafael Patrick, acompanharam a auditoria.

OUTROS PARTICIPANTES

No mês passado, outras visitas também foram realizadas. No dia 23 de maio, as engenheiras de alimentos da Afrebras realizaram visita técnica na indústria Bebidas Jotaefe, em Ouro Fino, a 365 quilômetros de Belo Horizonte. A analista de Controle de Qualidade da indústria, Juliana Nunes Pereira Paiva, acompanhou a visita das profissionais da associação, que também foram recepcionadas pelo proprietário Harriman Faria (de azul na foto). Estão inscritas no concurso as bebidas Guaraná Jotaefe, Tubaína Jotaefe e o exótico refrigerante de fruta com aroma de abacaxi.

A Ticare Indústria e Comércio de Bebidas, conhecida como Refrigerantes São Carlos, recebeu a visita técnica, no dia 22 de maio, em São Carlos, a 240 quilômetros de São Paulo (SP). O técnico em química da indústria, Antônio Marcos Rocha Filho, acompanhou a visita que conferiu boas práticas de fabricação. Estão inscritas no concurso as bebidas Guaraná São Carlos, Tubaína São Carlos e o exótico refrigerante de maçã. O proprietário da empresa, Thiago Carelli (de cinza na foto), também recebeu as engenheiras de alimentos.

A Villa Jahu Indústria de Bebidas, localizada em Jaú, a 302 quilômetros de São Paulo (SP), também recebeu visita técnica no dia 21 de maio. O Guaraná e a Tubaína Jahuba estão inscritos no concurso. Acompanharam a visita o responsável técnico da empresa, Geraldo Canna Benites Junior (de amarelo na foto), e a auxiliar de laboratório Viviane Aizza. O proprietário da empresa, Hamilton Chaves (segundo da esquerda para direita), também cumprimentou a equipe, assim como o profissional João Martins.

No dia 9 de maio, foi a vez de as engenheiras de alimentos da Afrebras realizarem auditoria na Piracaia Indústria e Comércio de Bebidas, na cidade de Piracaia, a 90 quilômetros de São Paulo. No concurso, estão inscritos o Guaraná Piracaia e a Tubaína Piracaia. A visita técnica foi acompanhada pela analista de qualidade da empresa, Mariana Mourão. O diretor da Piracaia, Amilton Lima, aparece na foto ao lado das profissionais da Afrebras.

A indústria Refrix Envasadora de Bebidas recebeu a equipe da auditoria no dia 8 de maio. O coordenador de qualidade da empresa, Isaac Bueno, acompanhou a visita das engenheiras de alimentos para verificarem as boas práticas de fabricação dos produtos Guaraná Xereta e Tubaína Xereta, também inscritos no concurso, separadamente. A indústria está localizada na cidade de Tietê, a 160 quilômetros de São Paulo.

Já os representantes da Bellpar Refrescos, Murilo Parise e Daniela Parise, acompanharam, no dia 7 de maio, a auditoria de boas práticas de fabricação no processo de produção das bebidas Guaraná Bellpar, Tubaína Bellpar e Genibirra Orlando, inscritas, respectivamente, nas categorias guaraná, tubaína e sabor exótico/regional. A indústria fica em Conchas, a 177 quilômetros de São Paulo.

INÍCIO EM ABRIL

As visitas técnicas tiveram início em abril. No dia 24, a auditoria foi realizada na ICBC Indústria e Comércio de Bebidas, em Palmital, a 415 quilômetros de São Paulo. A indústria inscreveu o Refrituba (categoria guaraná), a Tubaína Conquista (categoria tubaína) e Guaraná Conquista (categoria exótico/regional).

A segunda visita avaliativa da segunda fase do concurso ocorreu na Indústria e Comércio de Bebidas Funada, em Presidente Prudente (SP). A empresa está inscrita na categoria tubaína, com o refrigerante Tubaína Funada.

Já a primeira visita avaliativa da segunda fase ocorreu na empresa Sarandi, no Rio Grande do Sul, que está inscrita nas categorias Guaraná, com o produto Guaraná Sarandi, e Sabores Exóticos/Regionais, com o produto Tampy Ice, um refrigerante misto de limão e menta.

O concurso os Melhores Sabores do Brasil chega à sua oitava edição em 2019 e busca valorizar a qualidade das bebidas produzidas pelos fabricantes regionais e incentivar a excelência em boas práticas de fabricação.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa Afrebras/Confrebras

Leia mais:

>> Bebidas brasileiras acirram disputa no maior concurso nacional do setor

>> Afrebras realiza seis auditorias do concurso Os Melhores Sabores do Brasil

>> Afrebras continua auditorias do concurso Os Melhores Sabores do Brasil

>> Afrebras realiza 2ª das 12 auditorias de participantes do concurso Os Melhores Sabores do Brasil

>> Afrebras realiza primeira das 12 auditorias de participantes do concurso Os Melhores Sabores do Brasil