Brasília

-

Hoje

29ºC

18ºC

Amanhã

30ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,34% (125.148,07 pontos)

Refrigerantes São Carlos completam 70 anos de sabor ímpar e inconfundível

Indústria de bebidas regional é localizada em São Carlos, a 240 quilômetros de São Paulo

Por Portal de Bebidas Brasileiras (Afrebras)| 03/03/2021

Antonio Aparecido Carelli e a sua esposa, Fátima Aparecida Galo Carelli -

Natalia Carelli, Thiago Carelli, João Paulo Carelli, Maria Victor Carelli e José Carelli -

Caminhão e funcionários da Refrigerantes São Carlos nos anos 1950 -

Veículos da nova frota de caminhões da Refrigerantes São Carlos -

Veículos da nova frota de caminhões da Refrigerantes São Carlos -

Primeiro rótulo da Refrigerantes São Carlos registrado oficialmente -

A indústria de Refrigerantges São Carlos, a 240 quilômetros de São Paulo, comemora os seus 70 anos em 2021, como marca de produto regional forte que se transformou no ícone da a história de bebidas da cidade. Ao longo da história, o sabor foi se aprimorando e tornando-se incomparável, com ingredientes que misturam sonhos, desafios, criatividade, muito trabalho e um imenso desejo de fazer sempre o melhor, como é reconhecido nacionalmente.

Os Refrigerantes São Carlos conciliam a tecnologia de ponta e fabricação de novos produtos, mantendo o sabor tradicional da bebida regional. A filosofia da empresa é justamente conservar o prestígio que o guaraná conquistou durante esses anos, com as novas exigências do mercado altamente competitivo. Essa combinação garante produtos altamente qualificados, tradicionais, com preços justos, produzidos por máquinas com tecnologia de ponta.

HISTÓRIA DE SUCESSO

Na juventude, José Carelli trabalhava como funcionário de uma distribuidora de bebidas na cidade de São Carlos. Sempre focado e com a ambição de um grande empreendedor, montou um negócio no mesmo ramo em 1976. Aos 60 anos, realizou o sonho de sua vida e comprou a fábrica de Refrigerantes São Carlos, formalmente registrada como Ticare Indústria e Comércio de Bebidas. A administração do negócio já está na terceira geração da família e, em 2021, a empresa completará 70 anos de respeito ao público consumidor.

Associada da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), a Refrigerantes São Carlos existe desde 1951 e a família Carelli impulsionou ainda mais o negócio. O antigo dono a vendeu, em 1981, porque queria se aposentar e a sua filha atuava em outro mercado. Filho de imigrante italiano, José Carelli viveu até os 78 anos, comemorados em 1996, e sempre teve o apoio de sua mulher, Maria Victor Carelli. Ela morreu aos 80 anos, em 2004. Os dois aparecem na foto acima ao lado de netos.

Exemplo de inspiração pela bebida de qualidade, o casal deixou seis filhos e um deles, Antonio Aparecido Carelli, de 66, faz questão de manter a indústria em alta – os outros atuam em ramos diferentes. Antonio Aparecido era jovem quando o pai comprou a Refrigerantes São Carlos e lembra os detalhes da época em que a sua família partiu para o novo negócio.

“Quando fomos para a indústria de refrigerantes, comecei a me lembrar da época em que era criança e havia festas na cidade com um monte de bebidas em formato de um quinto da garrafa de 600 ml”, conta Antonio Aparecido. “Era tudo que a gente tinha de bom, porque nem havia gelo naquele tempo. Quando entrei na indústria para ver tudo, nem acreditei que a nossa família era a nova dona da empresa. Todo mundo da cidade já comprava refrigerantes São Carlos naquela época”, recorda ele.

RESPEITO DO PÚBLICO

Com o passar dos anos, a indústria de bebidas cresceu a ponto de se tornar conhecida nacionalmente e ser respeitada pelo público. A empresa recebeu o ouro, no concurso Os Melhores Sabores do Brasil, por produzir o refrigerante Maçã São Carlos. No concurso Os Melhores Sabores do Brasil, foi eleito em votação secreta como melhor sabor regional do país, durante o Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas) deste ano, realizado em junho, na Fispal Tecnologia, a maior feira para a indústria de alimentos e bebidas da América Latina, em São Paulo. Em outras duas edições da maior competição nacional do setor, em 2013 e 2015, a empresa também recebeu o bronze na categoria tubaína.

“Meu pai sempre nos ensinou a investir na qualidade e procurar a fazer o melhor. Ele dizia que temos que ser o melhor e fazer o que há de melhor para se manter no mercado”, afirma Antonio Aparecido, que também tem o apoio da sua mulher, a cirurgiã dentista Fátima Aparecida Galo Carelli, de 65. “Ver os nossos filhos seguirem os passos do avô traz muito orgulho para nós”, destaca ele, sem esconder a emoção pela vitória no concurso Os Melhores Sabores do Brasil.

Os filhos de Antonio Aparecido e Fátima são Natalia Carelli, de 33, Thiago Carelli, de 39, e João Paulo Carelli, de 37, que aparecem nesta sequência ao lado dos avós paternos na foto do início desta reportagem. Com apoio de sua esposa Adriana Bampa Carelli, que é responsável pela área administrativa, Thiago atua como diretor geral da empresa. João é diretor comercial. Natalia trabalha em outro ramo. Thiago e Adriana têm uma filha que se chama Luiza Bampa Carelli, de 15.

VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

A Refrigerantes São Carlos tem mais de 30 funcionários diretamente e, somando os indiretos e terceirizados, alcança cerca de 100. A empresa atua em 40 municípios de São Paulo. “O resultado do nosso bom desempenho é uma somatória de ações. A gente traça as diretrizes e as repassa como ideias, não como imposição aos funcionários. Eles são parte do processo para chegarmos aonde planejamos. Sozinho, ninguém chega a lugar nenhum”, afirma Thiago Carelli.

Desde a sua fundação, a empresa já mudou de local duas vezes, sempre buscando ampliar e modernizar os ambientes profissionais, as máquinas de produção e a própria frota de caminhões. Desde 1995, está sediada próxima à Rodovia Washington Luís, em São Carlos, em uma região considerada por geólogos como o melhor ponto de água na cidade. Estrategicamente, para manter a qualidade dos produtos, a água é usada na produção das bebidas da empresa.

Compromisso, responsabilidade e credibilidade são os principais valores da empresa, de acordo com Thiago. “Uma empresa sem responsabilidade não consegue cumprir o que o mercado pede. O nosso compromisso é sempre fazer o melhor no setor de refrigerantes. Enquanto estamos com formulação desde 51, poucas pessoas fazem isso. Além disso, temos credibilidade por trabalhar de forma bem clara e séria junto aos mercados, fornecedores e funcionários”, destaca ele.