Quem Somos

Nossa proposta é ser o maior portal jornalístico especializado em notícias sobre bebidas brasileiras, divulgando informações - em vídeos, fotos e textos - apuradas sobre o setor e, por isso, não se limita à Afrebras

NOSSA HISTÓRIA

No ano de 2005, em busca de um cenário mais justo para o setor de bebidas no Brasil, os fabricantes de refrigerantes nacionais reuniram-se em Curitiba (PR). A mobilização foi de suma importância na luta contra o oligopólio de mercado do setor, o qual se mantém nas mãos de apenas três grandes corporações de bebidas. Desta reunião, surgiu a Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), que, desde então, vem sendo a voz dos produtores de refrigerantes nacionais no setor de bebidas.


O SETOR

As indústrias regionais de fabricação de refrigerantes obtiveram uma produção de aproximadamente 2,75 bilhões de litros em 2017. Dentro do grupo de fabricação de bebidas, o segmento de refrigerantes é o que mais gera empregos diretos. Apenas em 2017, as pequenas e médias empresas regionais foram responsáveis por mais de 19 mil empregos diretos, o que corresponde a 50% do total de empregos do segmento. Apesar da crise econômica, o segmento de refrigerantes apresenta uma expectativa de crescimento anual em torno de 1% entre os anos de 2019 a 2022, atingindo 1,1% em 2022. Atualmente, o Brasil é o décimo maior mercado em termos de consumo médio per capta de refrigerantes por país, com cerca de 114,6 litros por pessoa ao ano.