Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,34% (126.315,53 pontos)

Afrebras lamenta morte de sócio fundador das Bebidas Conquista

Celso Botega era líder de indústria pioneira de refrigerantes de São Paulo.

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 29/03/2021

A Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) lamenta a morte, nesta segunda-feira (29), do empresário Celso Botega, de 75 anos, sócio fundador da indústria Bebidas Conquista, localizada em Palmital, a cerca de 375 quilômetros da capital paulista. Pioneiro na fabricação de refrigerantes em São Paulo, ele deixa um legado de muito comprometimento, brilhantismo e excelência humana, marcas de sua vida.

Celso nasceu em 18 de novembro de 1945, em Ibirarema (SP). Filho de Antônio Botega e Amélia Marana Botega, ele se casou com Jovelina Ravagnani, com quem teve dois filhos – Celso Botega Júnior e Danielle Botega Fernandes – e três netos – Júlia Botega Fernandes, Cecília Sotomayor Botega e Otto Sotomayor Botega. A causa da morte foi por complicações da Covid-19.

Influenciado pelos familiares, Celso sempre teve vontade de atuar na indústria. Aos 17 anos, mudou-se para São Paulo, onde fez curso de mecânica industrial pelo Senai, enquanto trabalhava em um grupo que produzia máquinas de costura na cidade. Depois, exerceu o mesmo cargo como prestador de serviços de uma multinacional de bebidas, mas com a certeza de que deveria ter o seu próprio negócio e valorizar o sabor genuinamente nacional.

Celso entrou para a indústria de bebidas em 1970, quando passou a compor a sociedade da ICBC (Indústria e Comércio de Bebidas), da qual sua família já fazia parte desde 1958.  Ele era o único sócio fundador da empresa ainda vivo.

A ICBC segue com seu papel de destaque entre as demais indústrias regionais do setor. Em 2019, a empresa recebeu o ouro no concurso Os Melhores Sabores do Brasil, pela produção da Taubaína Conquista. A maior competição nacional desse mercado ocorreu, em junho, durante o Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas), na Fispal Tecnologia, uma das maiores feiras para a indústria de alimentos e bebidas da América Latina, em São Paulo. O resultado fez a empresa se tornar bicampeã na categoria tubaína.

A ICBC se consolidou como uma das mais importantes fontes da economia de Palmital, produzindo bebidas em embalagem descartável, e também integra um grupo da família que reúne empesas de produção de refrigerantes em garrafa de vidro e uma transportadora. Com um público consumidor cada vez mais fiel, a ICBC atua em uma extensão de 250 quilômetros, comercializando seus produtos em cerca de 400 municípios de São Paulo e do Paraná.

Por tudo isso, a Afrebras reforça a grandeza da história de Celso Botega, destacando a importância dele para o segmento de indústria de refrigerantes regionais, e presta sua homenagem a familiares, amigos e todos os colaboradores da empresa, que vai seguir cada vez mais forte com as lições desse grande homem de negócios.