Brasília

-

Hoje

26ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,33% (128.106,10 pontos)

Afrebras participa de assembleia sobre Sistema de Logística Reversa de São Paulo na FIESP

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 05/10/2018

A Afrebras participou da 2ª reunião de trabalho da Assembleia Geral do Sistema de Logística Reversa de São Paulo, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no dia 3 de outubro. O objetivo do encontro era apresentar a estrutura do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral, bem como a simulação da comercialização dos Créditos de Reciclagem.

O evento contou com a participação das associações e sindicatos signatários do termo de compromisso de logística reversa de embalagens. A Afrebras, que representa os fabricantes regionais de São Paulo, é uma dessas entidades. Várias empresas que assinaram o Termo de Adesão ao Sistema marcaram presença, entre eles alguns associados da Afrebras do Estado de São Paulo.

A assembleia foi o momento de apresentação das etapas de todo o processo de Logística Reversa que será realizado para as empresas que aderiram ao Sistema.

Operação e resultados

A operacionalização do Sistema de Logística Reversa de São Paulo está baseada na emissão de certificados de comprovação dos materiais recicláveis comercializados. O certificado será emitido por operadores (recicladores, concessionárias, cooperativas, etc) e empresas de reciclagem. O sistema todo será auditado por uma certificadora que irá homologar os participantes, objetivando segurança jurídica e a rastreabilidade da quantidade de materiais recicláveis comercializada.

A comprovação da realização da logística reversa será dada por meio da compra de créditos de reciclagem. Essa compra será realizada em leilões, da mesma forma que os leilões de energia operam, de acordo com a oferta e demanda do sistema. Para isso, é importante que a empresa saiba quanto ela gera de resíduos dentro do estado de São Paulo, e contabilizar 22% desse total para a compra dos créditos.

Setor de Qualidade com Assessoria de Imprensa | Afrebras