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Água mineral e esportes são temas de palestras no 2º dia do Confrebras 2013

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 25/10/2013

Durante o maior evento de bebidas nacionais do País, participantes ainda tiveram a oportunidade de saber mais sobre o corante caramelo e a importância da marca

"A água mineral é derivada de águas subterrâneas que são especialmente enriquecidas com sais, devido ao contato com as fissuras geológicas, muitas vezes, por centenas de anos". Foi dessa forma que o biólogo Amilcar Lopes, presidente da empresa Águas Petrópolis Paulista, abriu o ciclo de palestras do segundo dia de trabalhos da 5ªExpobev/Confrebras 2013, que está acontecendo no Centro de Exposições Imigrantes desde o dia 23 de outubro, em São Paulo - SP.

De acordo com Lopes, durante a palestra "Água Mineral: como fazer para acompanhar as oportunidades de crescimento na onda de produtos saudáveis e de bem com a vida", hoje podemos "transformar" a água em vários outros produtos, entre eles: cafeína; hormônios naturais; ômega 3; melatonina; gases funcionais; colágeno; substâncias anti-estresse; vitaminas funcionais; substâncias digestivas; entre outros. Em seu pronunciamento, o especialista em águas minerais pela Universidade de Lisboa comentou que desenvolveu, juntamente com outros profissionais, o projeto de cosméticos PuraInova, onde a água mineral é utilizada como base. "A água é uma fonte de vida e nela nos inspiramos para criar novos produtos. A PuraInova, por exemplo, é o primeiro laboratório dermatológico do Brasil a integrar os benefícios da água mineral pura aos seus produtos".

Na sequência, Fernando Trevisan, diretor-geral da Trevisan Escola de Negócios, expôs o tema “Eventos esportivos: oportunidades para o setor de bebidas”. Na oportunidade, ele explicou aos participantes o motivo da indústria do esporte ser um mercado em constante ascensão no Brasil, produzindo forte impacto na economia brasileira: "Este é um campo que possui estratégias e oportunidades infinitas, já que tem investimento em infra-estrutura na ordem de R$ 32,5 bilhões; 12 novas arenas ao custo de R$ 6,8 bilhões e 23,3 mil operários; e impacto de 0,5% ao ano de Produto Interno Bruto - PIB". Além disso, segundo Trevisan, a Copa do Mundo Fifa 2014 atrairá 600 mil turistas estrangeiros. "Como senão bastasse, três milhões de turistas brasileiros circularão pelo Brasil. É uma oportunidade incrível para o setor de bebidas em geral. Aconselho todos vocês a olharem o esporte como uma fonte de receita adicional".

Os participantes da 5ª Expobev/Confrebras 2013 também tiveram a oportunidade de assistir ao seminário “Design de Embalagens”, comandado pelo sócio-diretor da Mais Packing Design, Carlos Zardo. "As marcas, historicamente, já eram utilizadas antes da Revolução Industrial. Atualmente, somos bombardeados por marcas desde o momento que acordamos até a hora que dormimos. Por isso, é imprescindível que tenhamos ferramenta que tornem nossas marcas válidas. O objetivo é fazer com que elas se destaquem em um mercado tão saturado de concorrentes, sejam eles diretos e indiretos".

Para Zardo, o branding é a ferramenta capaz de fazer com que a marca agregue valor a um produto. "O branding é um processo multidisciplinar com o foco no planejamento de estratégias, construção e gerenciamento da marca para obtenção de uma marca com percepção forte e positiva para todos os públicos da empresa", conta.

Para fechar o segundo dia do maior evento de bebidas nacionais do País, o químico Paulo Garcia apresentou o painel “Corante caramelo em bebidas: aplicações e legislação”. Em seu discurso, Garcia relatou que a maioria dos consumidores imaginam que o corante caramelo é uma substância única, quando na realidade, é uma família de produtos similares com propriedades ligeiramente diferentes."

Existem quatro classes distintas de corante caramelo que satisfazem as exigências dos diferentes sistemas alimentícios e de bebidas. "Cada uma das quatro classes apresenta propriedades funcionais específicas que asseguram a compatibilidade com os produtos destinados e eliminam efeitos indesejáveis, tais como efeito de névoa, floculação e separação. É importante frisar que o corante caramelo é de duas a seis vezes mais escuro que o cacau em pó", finalizou o especialista.

Texto: Danielle Ruas Edição: Lenilde De León Assessoria de Imprensa da Afrebras