Brasília

-

Hoje

28ºC

18ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,02% (124.196,18 pontos)

Associado em Destaque | Refrigerantes Mantiqueira integra Fispal Tecnologia com case de sucesso em melhoria de processo

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 02/07/2018

Estande Indústria 4.0 na Fispal Tecnologia com a Refrigerantes Mantiqueira em destaque -

-

Marcelo César de Carvalho (Refrigerantes Mantiqueira) e Vilmar de Oliveira (Taimak) -

Carolina Silva e Heloisa Koeler, colaboradoras da Refrigerantes Mantiqueira -

A Refrigerantes Mantiqueira, tradicional fábrica regional de bebidas de Itamonte, Minas Gerais, integrou a programação da Fispal Tecnologia, realizada na São Paulo Expo, do dia 26 ao dia 29 de junho. A fábrica, associada à Afrebras, foi uma das atrações na atração Indústria 4.0 do evento.

Tudo começou na Fispal de 2017, quando colaboradores da Refrigerantes Mantiqueira participaram do fórum de palestras do evento, espaço onde conheceram uma programa de melhoria de processos para pequenas e médias empresas fruto de uma parceria entre a Fispal e o Instituto Mauá de Tecnologia.

A fábrica entrou no processo seletivo para ganhar uma consultoria gratuita dos pesquisadores do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá. Dentre as 90 empresas inscritas, a Refrigerantes Mantiqueira foi uma das duas selecionadas.

O programa do Instituto Mauá é uma interface entre o universo acadêmico e o setor produtivo, levando pesquisadores para dentro das fábricas no intuito de integrar máquinas, sistemas e pessoas aos conceitos da Indústria 4.0 e, assim, melhorar os processos internos.

Eficiência comprovada

Na Fispal, a empresa apresentou os resultados positivos. Com a consultoria, a equipe de engenharia da Mantiqueira recebeu suporte para aprimorar os processos da sua linha de produção e contou com acompanhamento para monitorar a operação desses sistemas, com atenção especial para a eficiência, que pode ser traduzida como o uso otimizado dos recursos internos.

A consultoria começou em novembro de 2017 e terminou em maio deste ano. O case da Refrigerantes Mantiqueira foi um sucesso. Após a implementação dos novos parâmetros internos e de novas tecnologias, a fábrica já apresenta um ganho de 10% em eficiência, o que é um grande salto para empresas de pequeno e médio porte.

A linha de envase de garrafas PET é o próximo passo no foco da Refrigerantes Mantiqueira no que tange o aprimoramento da eficiência. A fábrica regional irá diagnosticar os gargalos e estruturar as melhorias necessárias para que os produtos Mantiqueira estejam cada vez mais próximos da manufatura avançada proposta pela Indústria 4.0.

Além do destaque na Fispal Tecnologia, o case da Mantiqueira foi escolhido pelos pesquisadores e alunos do Instituto Mauá para se tornar um Trabalho de Conclusão de Curso para a graduação de Engenharia de Produção.

Assessoria de Imprensa Afrebras com informações da Refrigerantes Mantiqueira