Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,57% (124.902,31 pontos)

Bebidas Jota Efe comemoram 71 anos:'sucesso é fruto do trabalho em equipe'

Fábrica foi premiada em duas categorias no concurso Os Melhores Sabores do Brasil de 2019

Por Braian Bernardo| 16/10/2020

Tratar o público com respeito e oferecer alegria através dos seus produtos são legados que mantêm o grande sucesso da fábrica Bebidas Jota Efe. A empresa, que fica em Ouro Fino, a cerca de 360 quilômetros de Belo Horizonte, completou 71 anos neste ano, e a direção destacou, ao Portal de Bebidas Brasileiras, a vitoriosa relação com o público e agradeceu colaboradores.

Associada à Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), indústria foi fundada em 1949, quando o então dono José Faria Neto comprou uma fábrica de refrigerantes que estava em vias de encerrar as atividades. O empresário sempre teve o apoio da sua mulher, Maria Antônia Faria, para mantê-lo a todo vapor. No entanto, ela, que aparece ao lado dele na foto abaixo, morreu, em 2000,  aos 74 anos, e o executivo de bebidas passou a cuidar do negócio com a ajuda dos filhos. Oficialmente, o aniversário da empresa é comemorado em 19 de setembro.

Maria Antônia Faria e José Neto Faria – Foto: Arcevo da empresa

O diretor e filho do fundador do negócio, Harriman Faria, afirma que uma das receitas para manter o empreendimento em alto nível no mercado de bebidas, durante quase 100 anos, é a união. “Todo sucesso é fruto de um grande trabalho em equipe. Colaboradores, parceiros, fornecedores, representantes e clientes fazem parte da família Jota Efe”, destacou ele.

Investimentos e relação com o público

Em 71 anos, a indústria precisou investir várias vezes para aumentar a capacidade do parque industrial. Com o crescimento da demanda, fruto da aceitação sobre as bebidas Jota Efe, a empresa precisou mudar duas vezes de local dentro de Ouro Fino. No começo de sua história, a fábrica tinha produção artesanal, mas, com o passar dos anos, foi se modernizando e hoje atende mais de 10.000 pontos de vendas.

Segundo Harriman, o respeito e a excelente relação com o público consumidor mantêm o negócio em alta. De acordo com ele, a indústria utiliza a estratégia de desenvolver os sabores das bebidas pesquisando e ouvindo a opinião de clientes e consumidores. A fábrica produz refrigerantes em embalagens de 2 litros nos sabores de guaraná, cola, laranja, limão, maçã, tubaína, uva e abacaxi.

Refrigerantes produzidos pela fábrica Bebidas Jota Efe – Foto: Divulgação

Melhores sabores do Brasil

A alta qualidade das Bebidas Jota Efe já tem o reconhecimento do público. A empresa foi uma das premiadas na edição do concurso Os Melhores Sabores do Brasil em 2019, levando dois bronzes, um pelo Guaraná Jota Efe e outro pela Tubaína Jota Efe. O empreendimento também fabrica sucos.

“Ao mesmo tempo em que a gente procura trabalhar e manter tradição e qualidade, não ficamos presos. Sempre procuramos aprimorar os nossos produtos”, ressaltou o diretor, sobre as bebidas produzidas pela fábrica. No aniversário de 70 anos, a direção da empresa organizou grande festa para comemorar e recebeu homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.