Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,75% (125.124,30 pontos)

Bebidas Vencetex prioriza mão de obra qualificada para garantir qualidade

Indústria produz diversidade de sabores, como guaraná, cola, laranja, limão, uva e guaraná zero

Por Braian Bernardo| 16/10/2019

A administradora de empresas e marketing Daniela Teixeira Sala, de 46 anos, é da terceira geração da família proprietária da indústria de bebidas Vencetex, em Guararapes, a cerca de 520 quilômetros de São Paulo. Os 62 anos de produção de refrigerantes regionais garantem à empresa mais seriedade e respeito do público consumidor. “Os nossos consumidores se apegaram à marca. Eles criam um vínculo emocional verdadeiro com os nossos produtos e isso é muito gratificante”, afirma ela.

A indústria foi fundada em 17 de novembro de 1957  pelo químico Antônio Teixeira, avô de Daniela. Ele viveu até o ano de 1988 e deixou um enorme legado para os seus sucessores, buscando a mais alta qualidade possível das bebidas produzidas pela sua indústria.

Graduada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Daniela trabalha no setor administrativo da empresa desde 1997. Segundo ela, o principal legado construído durante todos esses anos à frente da indústria são a seriedade de cada funcionário para executar as funções, a preocupação com a qualidade dos sabores e uma logística favorável ao consumidor.

Ela, que também é professora universitária da Fundação Educacional de Araçatuba, a cerca de 540 quilômetros de São Paulo, vê na formação educacional algo essencial para o sucesso do empreendimento. A administradora destaca que, apesar de a família permanecer no comando do negócio, o principal requisito é ter uma formação acadêmica e profissional para que os funcionários tenham propriedade e conhecimento sobre a área em que está trabalhando.

Em 2016, quando o negócio completou 60 anos, a direção promoveu um evento comemorativo, convidando os funcionários que passaram pela empresa durante esse período. “Estiveram presentes na festa funcionários que trabalharam aqui por mais de 30 anos. Me emocionei com as histórias que eles contavam sobre as dificuldades enfrentadas pelo meu avô e as histórias vivenciadas dentro da indústria”, diz a administradora.

Daniela conta que o nome inicial da empresa fundada por seu avô era Indústria Vencedora, mas, após a morte dele, a família unificou o nome da indústria com o sobrenome Texeira, criando a nova marca Vencetex. “Optamos por adaptar os nomes, para significar um símbolo de continuidade, sem esquecer das nossas raízes vencedoras”, conta. Após a mudança de nome, o administrador e advogado Jorge Teixeira, pai de Daniela, assumiu o cargo de diretor executivo.

A Vencetex fabrica os sabores de guaraná, cola, laranja, limão, uva e guaraná zero nas embalagens pet de 3 litros, 2 litros, 1 litro, 600 ml,350 ml e 250 ml. A indústria produz em vidro retornável, na quantidade exclusiva de 600 ml.