Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,03% (122.446,94 pontos)

Cibal completa 59 anos marcando gerações

Seus refrigerantes com sabor sem igual foram reconhecidos ao longo de seis décadas.

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 16/07/2021

Setor de Produção da CIBAL – 2021

Fundada em 1939 na cidade de Itanhandu, com a razão social de Destilaria Ita Ltda, depois passou a ser Sociedade Guaranita Ltda e finalmente Comércio Indústria de Bebidas Araújo Ltda, a Cibal completa 59 anos em 2021. Isso porque, no final de 1961, Mauro Saullo, empreendedor italiano/passaquatrense, adquiriu a empresa adotando como razão social Comércio Indústria de Bebida Áurea Ltda. E no dia 16 de julho de 1962 começaram as atividades da Cibal na Rua Pedro Lemes, 57 – bairro Santa Terezinha, na cidade de Passa Quatro – MG, produzindo, além do refrigerante de guaraná Guaranita, outras bebidas alcoólicas.

A fórmula do guaraná Guaranita, desenvolvida por Mauro Saullo, é produzida com água mineral retirada do lençol freático e autorizado pelo Processo DNPM nº 830.289/87. Sua refrescância e sabor sem igual marcam gerações e foram reconhecidos em nível nacional, em 2017, quando a Guaranita ganhou o prêmio de melhor sabor do Brasil no concurso Melhores Sabores, promovido pela Afrebras.

Desde a década de 80, a Cibal deixou de produzir os produtos alcoólicos e passou a fabricar, além da água mineral com a marca Sul de Minas e o famoso e tradicional refrigerante de guaraná Guaranita, que continua sendo o seu principal produto, os produtos nos sabores laranja, cola, uva, citrus e Guaranita Zero Açúcar.

A Cibal tem sua atuação na comercialização de seus produtos, além do mercado regional, no Vale do Paraíba Paulista e Sul Fluminense. E tem orgulho de ser pioneira na implantação do sistema de BPF- Boas Práticas de Fabricação – PPHO – POP nas indústrias de refrigerantes em parceria com o Sebrae, em 2004.

A empresa atualmente é dirigida e administrada pelos herdeiros de Mauro Saullo. Vale destacar também que a Cibal tem compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. Faz parte do sistema de logística reversa que viabiliza a coleta e restituição das embalagens recicláveis ao setor empresarial ou outra destinação final ambientalmente adequada. Tem uma central de tratamento de efluentes eficiente, que trata toda água industrial e esgoto sanitário antes de ser descartado. Tudo monitorado com controle de eficiência e pureza dentro das mais rigorosas normas ambientais.

Ao longo do tempo, a Cibal tem incorporado os processos de mudança que demonstram seu empenho empresarial de corresponder aos valores éticos que envolvem os conceitos de sustentabilidade e compromisso social. Através de seu departamento comercial e de logística, oferece apoio e patrocínio a projetos socioambientais de iniciativa pública ou privada que visam preservar e proteger o Patrimônio Natural, de modo mais próximo e especial a região da APA da Serra da Mantiqueira e Bacia do Rio Verde, região onde a empresa está instalada.

Durante a pandemia, a empresa adotou todas as normas de segurança determinadas no protocolo pela Secretária Municipal de Saúde. O uso de máscara tornou-se obrigatório, bem como o uso de álcool em gel, distanciamento em todos os setores e não permitir a entrada de visitantes na área da fábrica, entre outras normas.

A Cibal conta também com uma equipe médica, que realiza visita semanal à empresa e promove o atendimento básico de rotina e o devido encaminhamento quando necessário.

Regularmente, são desenvolvidas ações preventivas como palestras, orientações e informativos com seus colaboradores sobre os cuidados básicos e indispensáveis que devem ser observados contra a Covid-19. As medidas de prevenção são sistematicamente incentivadas. Todo caso suspeito é testado e acompanhado de perto para garantir a segurança e a saúde de todos.

Durante a pandemia, houve uma queda na produção e comercialização de refrigerantes e água mineral, principalmente nas embalagens de vidro retornável, devido aos fechamentos dos restaurantes, bares, mercados e feiras livres, e um aumento exorbitante do custo das matérias-primas e materiais de embalagens.

Em 2005, a Cibal, juntamente com outras indústrias de refrigerantes regionais, fundou a Afreminas, Associação dos Fabricantes de Refrigerantes Regionais de Minas Gerais, que congregou como associados, além das indústrias de refrigerantes de Minas Gerais, as dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, sendo sua sede fundada na cidade de Passa Quatro, MG.

Setor de Produção da CIBAL – 1962

Ainda 2005, a Cibal foi uma das indústrias de refrigerantes regionais do Brasil que, reunidas, na cidade de Curitiba, PR, fundou a Afrebras – Associação do Fabricantes de Refrigerantes Regionais do Brasil, que teve sua primeira sede na cidade de Guarapuava – PR. Em 2021, está empenhada na fundação da Cooperativa de Produtos, Bebidas, Máquinas e Equipamentos, com a finalidade de atender a demanda do setor no mercado interno e externo de insumos, máquinas e equipamentos.

A Cibal sempre se fez presente no dia a dia da Afrebras através do seu diretor Rafael Antônio Saullo, que faz parte da diretoria da Afrebras desde a sua fundação.
Através da Afrebras, as indústrias de refrigerantes regionais do Brasil passaram a ter voz e serem reconhecidas perante os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, como uma entidade de classe responsável e defensora da isonomia, principalmente a tributária, entre todos fabricantes de refrigerantes do Brasil.

Enfim, são muitas histórias para relembrar de 1962 a 2021. Nesta data, quando a Cibal comemora 59 anos em atividade, a empresa só tem que agradecer a Deus pela oportunidade de poder dar continuidade ao sonho do fundador Mauro Saullo em produzir, comercializar e distribuir produtos com qualidade, valorizando e respeitando os funcionários, e com as práticas comerciais justas, transparentes e honestas que sempre foram compartilhadas com seus clientes e fornecedores, bem como respeitando as leis, a ética e a responsabilidade empresarial que deram a credibilidade para permanecer em atividade até a hoje.