Brasília

-

Hoje

28ºC

20ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,08% (124.487,99 pontos)

Compre do pequeno:'Fábricas regionais são muito importantes’, diz Conquista

Indústria reforça mobilização de pequenas e médias empresas de refrigerantes durante pandemia

Por Braian Bernardo| 29/04/2020

No Brasil, indústrias de bebidas brasileiras têm fortalecido o a mobilização por valorização das pequenas e médias empresas regionais durante a pandemia do novo coronavírus. Diretores da fábrica Bebidas Conquista, de Pamital, a cerca de 400 quilômetros de São Paulo, pedem apoio dos consumidores para valorizar a campanha Compre do Pequeno e colaborar com a sobrevivência dos pequenos fabricantes e comerciantes do país.

A doença Covid-19, que é provocada pelo novo coronavírus, já matou quase 220 mil pessoas no mundo todo e teve seu primeiro caso registrado no Brasil em 23 de janeiro deste ano. Associada da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), que apoia a campanha Compre do Pequeno, a Bebidas Conquista teve, segundo o diretor Celso Botega, quase 15% de redução nas vendas de refrigerantes após o governo decretar o isolamento social da população e o fechamento de vários pontos de comércio para prevenção a Covid-19.

O executivo conta que as maiores dificuldades das empresas de bebidas estão sendo as visitas aos clientes e a prospecção de novos negócios e investimentos. “Cada município tomou um tipo de medida. Alguns com restrições mais severas, e outros menos. A grande dificuldade tem sido manter o faturamento”, explica ele.

>> Veja o vídeo produzido pela Piracaia Bebidas fortalecendo a campanha Compre do pequeno!

Trabalho durante a crise

“Estamos fazendo o possível para que nossas vendas se mantenham, visitando onde é possível e tomando todos os cuidados com nossos colaboradores e terceiros”, afirma o CEO. Ele também ressalta que a empresa está atendendo ao público via telefone e outros meios de comunicação.

A fábrica Bebidas Conquista publicou em suas redes sociais a mensagem “valorize os produtos regionais” – Foto: Arcevo da empresa

Além do reforço na área de comunicação da fábrica, Botega também destaca que a empresa segue à risca os pedidos de higienização propostos pelo Ministério da Saúde. “Nós, como indústria, estamos liberados pelo governo para operar. Então, entramos com todas as medidas possíveis de prevenção, como uso de álcool em gel, máscara, luva, toalhas de papel, entre outros”, assevera o executivo.

O diretor da fábrica Bebidas Conquista ressalta que ainda não houve redução no quadro de colaboradores, no salário ou na carga horária de trabalho da empresa.

‘Muitas famílias dependem dos pequenos comerciantes’

Para Botega, a necessidade de consumir produtos regionais é de extrema importância, já que toda empresa precisa vender seus produtos. Ele afirma que muitas famílias dependem de pequenos comércios para sobreviver.

“As fábricas regionais são de suma importância para a cultura e disseminação dos sabores brasileiros. Hoje em dia, somos esmagados por empresas multinacionais que têm muito mais acesso a recursos, coisa que pequenas e médias empresas não têm”, pondera o empresário.

“A indústria de bebidas regional tem que continuar. Somente com a ajuda de consumidores que valorizam nossos produtos poderemos sair dessa crise”, assevera o diretor da fábrica Bebidas Conquista.