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Compre do Pequeno:‘Nos relacionamos diretamente com a comunidade’,diz Cibal

Diretor ressalta que empresas regionais, através de ações sociais, se relacionam com a população

Por Braian Bernardo| 15/05/2020

“São as empresas regionais que mantêm relacionamento direto com as comunidades através de ações sociais”, ressalta o diretor da fábrica Refrigerantes Cibal, Rafael Antônio Saullo. Ele também reforça o pedido para que consumidores valorizem os produtores regionais, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. O negócio fica em Passa Quatro, a cerca de 440 quilômetros de Belo Horizonte.

Em novembro do ano passado, o diretor foi homenageado em nome da fábrica pelo Instituto Real, que promove o projeto de maquetes Brasil Nota 10, por ajudar na educação dos jovens. O investimento da empresa à instituição inclui quantias mensais em dinheiro e contribuições com produtos, como refrigerantes.

A indústria Refrigerantes Cibal, assim como outras indústrias de bebidas, reforçam a campanha “Compre do pequeno”, que é apoiada pela Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil). A mobilização busca a valorização de pequenas e médias empresas de bebidas regionais, principalmente durante a crise provocada pela Covid-19. A alta proliferação do vírus fez com que governantes brasileiros decretassem medidas preventivas como isolamento social e o fechamento de vários pontos de comércio pelo país.

Saullo afirmou ao Portal de Bebidas Brasileiras que, em relação ao primeiro trimestre de 2019, as vendas da empresa tiveram uma queda de cerca de 43% nas bebidas em vidro e 12% nos refrigerantes em garrafas pet.

A fábrica Refrigerantes Cibal produz a famosa Guaranita Cibal – Foto: Divulgação

Enfrentando os efeitos da pandemia

“Procuramos nos manter informados sobre protocolos emitidos pelos órgãos de saúde e pelo governo para agirmos em conformidade. Depois, promovemos palestras sobre a prevenção aos nossos colaboradores”, conta o diretor. Para seguir com as atividades na indústria, a empresa segue as recomendações de higiene estabelecidas.

A fábrica também optou por suspender contratos de funcionários que se enquadrariam no grupo de risco por 60 dias, além da recisão de contrato de 4 colaboradores em experiência e suspensão de um empregado aposentado. Saullo pondera que também concedeu férias de 15 dias a todos os funcionários. Ao retornar do descanso, a equipe voltou a trabalhar somente com o envase das bebidas em garrafas pet.

“Com o fechamento de bares, restaurantes e feiras livres, nossas vendas de refrigerante envasados em vidros despencaram”, lamenta ele. A falta do contato direto entre fornecedores, vendedores e clientes são algumas das dificuldades apontadas por Saullo.

O diretor explica que, com a possibilidade de uma crise mais longa, as empresas de bebidas regionais devem ter cautela ao comprar de fornecedores, cortar as despesas e se preparar para depender o mínimo de empréstimos bancários, procurando manter o fluxo de caixa.

O Portal de Bebidas Brasileiras publicou, nas últimas semanas, outras cinco reportagens na série da campanha “Compre do pequeno”. As reportagens destacaram a importância do comércio local, a relevância das fábricas regionais, a geração de emprego por pequenas e médias empresas, produção de qualidade e preço justo e a participação das indústrias na vida da população.