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Confrebras reúne especialistas para discutir indústria brasileira de bebidas

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 24/10/2013

Palestras têm por propósito oferecer oportunidades e novos negócios para empresários, fornecedores e participantes do evento

O primeiro dia do maior evento nacional de bebidas foi preenchido por palestras de renomados especialistas, que debateram e propusera soluções para melhorar o atual cenário da indústria brasileira de bebidas. A proposta é oferecer a possibilidade de novos negócios para os empresários, fornecedores, formadores de opinião e demais participantes da 5ªExpobev/Confrebras 2013, que acontece de 23 a 25 de outubro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo - SP.

O responsável por abrir o ciclo de palestras foi o diretor da Vinícola Góes, Cláudio de Góes, com o tema "Vinhos do sudeste: uma nova fronteira para os vinhos no Brasil". Na oportunidade, ele explicou que os produtores de vinho de São Paulo e do sul de Minas Gerais lançaram, neste ano, os primeiros vinhos finos produzidos em suas próprias terras, após anos de muito investimento e tecnologia no desenvolvimento de variedades de uva adaptadas à região Sudeste. "O interior paulista e o sul mineiro tem potencial para ser um grande pólo de vinhos finos no Brasil", garantiu.

Na sequência, o professor coordenador do Núcleo de Embalagens da ESPM, Fábio Mestriner, autor de livros como "Gestão Estratégica da Embalagem" apresentou o seminário "Mercado e Tendência de Embalagens". Segundo o especialista, o mercado de embalagens deve crescer em torno de 2,5% em 2013, alcançando um faturamento de R$ 48 bilhões. "A indústria de bebidas é o segundo maior setor usuário de embalagens ficando atrás apenas do setor de alimentos", afirmou. "Devemos observar que 80% dos produtos existentes no mercado tem embalagem e mais de 90% das mercadorias vendidas em supermercados não possuem nenhum apoio de comunicação. Ou seja: dependem única e exclusivamente da embalagem para competir no mercado", afirmou.

Em sua explanação, ele explicou que a embalagem vai muito além da proteção e manuseio: "As pessoas não costumam separar a embalagem de seu conteúdo. Para elas, os dois constituem uma única identidade, a qual é indivisível. A embalagem concretiza a imagem pública da marca, agregando valor ao produto". Por fim, Mestriner aconselhou aos participantes da 5ªExpobev/Confrebras 2013 que “a sua embalagem nunca pode ser inferior às embalagens dos demais produtos da categoria na qual está concorrendo”.

A última palestra do dia - "Tendências do mercado de bebidas" - foi explanada por Cláudio Czarnobai, analista de mercado da Nielsen Company, que alertou: "Nos últimos anos, a renda média cresceu e muitos brasileiros melhoraram de vida. Contudo, o famoso tripé macroeconômico entrou em 2013 desacreditado por conta do câmbio flutuante, inflação e metas fiscais".

Em relação ao câmbio flutuante, Czarnobai comentou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já admitiu que a flutuação cambial brasileira deste ano seria "suja", ou seja, com algum nível de intervenção por parte do governo; em relação ao controle de inflação, o consumo das famílias continua impulsionando o PIB Brasileiro. "Na contramão, a indústria retrai [só quem cresce é a automotiva] e as expectativas do empresário brasileiro apresentam retração. Com a demanda em alta e a oferta caminhando na direção oposta, a inflação deve fechar o ano no teto da meta".

Ao explicar o último tópico do tripé macroeconômico, que diz respeito às metas fiscais, o especialista relatou que, como respostas às recentes manifestações, Governo e Congresso Nacional tendem a ampliar ainda mais os gastos públicos. "O resultado é menos confiança do investidor em relação ao futuro da economia", assegurou.

Cláudio Czarnobai, baseando-se em uma pesquisa recente da Nielsen, assegurou que a saúde é a principal fonte de preocupação da população brasileira, seguida do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e, posteriormente, educação e sustento de filhos.

Nos próximos dias de evento, os participantes poderão participar de outras palestras sobre diversos temas, como: fusões, concorrência, tributação, sustentabilidade empresarial e responsabilidade compartilhada.Veja programação completa no site: www.confrebras.org.br/2013

Texto: Danielle Ruas Edição: Lenilde De León Assessoria de Imprensa da Afrebras