Brasília

-

Hoje

27ºC

20ºC

Amanhã

26ºC

20ºC

IBOVESPA | 0,65% (127.690,62 pontos)

Coronavírus:Internautas apoiam repúdio da Afrebras sobre piada de Bolsonaro

Eles criticam declaração sobre a tubaína e demonstram apoio aos fabricantes bebidas

Por Braian Bernardo| 21/05/2020

Bombou na internet, nesta quarta-feira (20), o apoio de internautas à nota de repúdio da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), publicada no mesmo dia, sobre a piada de mau gosto do presidente Jair Bolsonaro relacionando tubaína e cloroquina. Os internautas criticaram a declaração de Bolsonaro, que disse “quem é de direita toma cloroquina; quem é de esquerda, tubaína”. A repercussão está ocorrendo nas redes sociais.

A Afrebras publicou, no Portal de Bebidas Brasileiras, uma nota repudiando a infeliz declaração proferida pelo presidente durante uma live, realizada na terça-feira (19), no mesmo dia em que o país registrou, pela primeira vez, mais de mil mortes por coronavírus em 24 horas. O posicionamento da entidade teve grande repercussão em grandes veículos de comunicação brasileiros, como Folha de São Paulo, Istoé, Veja, Exame, UOL, Yahoo, Jornal do Comércio e O Antagonista, entre outros.

Com 15 anos de tradição, a associação é presidida pelo executivo de bebidas Fernando Rodrigues de Bairros e representa mais de 100 indústrias de refrigerantes do Brasil, entre as quais os produtores de tubaína. A entidade é formada por indústrias associadas, cujos proprietários também tem posições ideológicas distintas, mas reforça que jamais permitirá qualquer tipo de piada que envolva saúde pública e marcas de bebidas regionais, que lutam por justiça tributária no Brasil.

Apoio nas redes

“Meu total apoio a Afrebras pela sua coerência e respeito a milhares de brasileiros que sofrem com a Covid-19 neste momento”, escreveu Roberto Anacleto Dos Santos no Facebook. “O setor de bebidas paulista é um importante gerador de emprego e renda para milhares de famílias e, através de impostos, é importante contribuinte para a Secretaria da Fazenda do Estado de SP”, disse o internauta. “Sou e sempre serei fã desta bebida que faz parte da nossa cultura e da minha infância”, ressaltou ele.

>> Clique aqui e veja vídeos do Portal de Bebidas Brasileiras!

Outros internautas declaram seu verdadeiro respeito e admiração pela associação. “Eu amo a Afrebras”, afirmou um internauta identificado como Crouch, em postagem no Twitter. “A Afrebras só defende o que é correto”, destacou Clodoaldo Amorim, que também é diretor da indústria Rochedo Refrigerantes.

“Parabéns, Afrebras. Já que falta postura e sensibilidade ao presidente, não podemos deixar nos envolver na falta de empatia demonstrada pelo ‘chefe” do Executivo’”, ponderou Sergio Murilo Sell, que é diretor da indústria dos Refrigerantes Pureza.

“Muito bem!!! Os senhores deveriam entrar com uma ação de indenização por danos morais”, sugeriu Maria Isabel, em comentário no Instagram. “Onde já se viu usar o nome da tubaína num cenário terrível estamos vivendo e, ainda, pra fazer uma sórdida piada de mau gosto. Que perversidade!!!”, criticou a internauta.

Mais críticas ao presidente

“O maluco [Bolsonaro] fazendo piada com mais de mil mortes em um único dia e ainda tem quem tenha gostado. Triste”, escreveu Luiz Felipe Camargo Araujo, reprovando o deboche de Bolsonaro no mesmo dia em que o país registrou mais de mil mortes por coronavírus em 24 horas.

“Ele [Bolsonaro] é tão burro que levou uma chamada da Afrebras”, disse Monica Fontes, no Twitter.

>> Acompanhe a Afrebras nas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram