Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,75% (125.124,30 pontos)

Deputado federal do Amazonas reconhece força associativa da Afrebras

Marcelo Ramos afirmou que associados reúnem forças na Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil

Por Braian Bernardo| 30/01/2020

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) reconheceu a força da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) como entidade representativa do setor de bebidas. “A Afrebras é uma associação muito forte”, disse, em entrevista ao portal Amazonas Atual. Ele, que é um dos defensores das regalias fiscais da Zona Franca de Manaus, lembrou ainda que as fábricas regionais representadas pela entidade reúnem forças na Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil.

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) é um dos integrantes da bancada parlamentar do Amazonas no Congresso Nacional – Foto: Divulgação

Durante a conversa, o deputado falou sobre a situação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a indústria de refrigerantes da Zona Franca. Ele disse que a bancada do Amazonas se apoiou nas articulações da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), que havia prometido prorrogação da alíquota de 10% de IPI para a região.

No entanto, os políticos do Amazonas se frustraram após o presidente Jair Bolsonaro decidir não editar um novo decreto, reduzindo a alíquota para 4%, em janeiro deste ano. A ação de Bolsonaro fez permanecer os efeitos do Decreto n.º 9.394/2018, assinado pelo então presidente Michel Temer.

Em um trecho da entrevista, Ramos admitiu, publicamente, que ao invés de atender à população, articula lobbies a partir dos interesses de multinacionais, como Coca-Cola, Ambev e Heineken, que estão instaladas na Zona Franca de Manaus. Ele afirma que parlamentares amazonenses confiaram na promessa da Suframa e foram pegos de surpresa com a decisão do presidente.

“Quando chegou no dia 1º de janeiro, o [novo] decreto não foi publicado e a casa estava pegando fogo. A indústria dos refrigerantes nos chamou para apagar o incêndio. É o que nós estamos tentando fazer”, disse Ramos, contando os bastidores da pressão feita por multinacionais aos políticos do Amazonas.

O deputado alegou que as indústrias de refrigerantes regionais de outros estados “não têm competitividade” com multinacionais, como Coca-Cola e Ambev, que, por estarem instaladas no Polo Industrial de Manaus, gozam de regalias fiscais concedidas pelo governo à região.

Associação forte

A Afrebras, que representa mais de 100 fábricas regionais de bebidas na luta por igualdade tributária e concorrência justa para o setor, foi considerada por Ramos uma “associação forte”.

“Elas [indústrias regionais do Brasil] têm uma associação chamada Afrebras, que é uma associação muito forte. Elas têm uma Frente Parlamentar da indústria de refrigerantes, que reúne a bancada do Paraná, de Minas e São Paulo. Só São Paulo tem 70 [parlamentares]”, ressaltou o deputado.

Ramos se referia à Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil, que é presidida pelo deputado federal Guiga Peixoto (PSL-SP) e que luta por igualdades para o setor de bebidas.