Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,57% (124.902,31 pontos)

Em meio à crise no país, Frutty Refrigerantes triplica produção em MG

Empresa mineira viu oportunidade para crescimento diante do momento delicado no país

Por Cleomar Almeida| 04/09/2019

Em meio ao período de recessão econômica no país, diretores da indústria mineira Frutty Refrigerantes têm investido no crescimento do negócio. Neste ano, a empresa triplicou a sua capacidade de produção após substituir todo o seu maquinário em 2018.

A jornada começou em 23 de janeiro de 1950, com a união do então gerente de lojas Frutuoso Mariano Silva e seu sócio Jorge Franco. A primeira e atual sede da empresa está em São Gonçalo do Sapucaí, a 335 quilômetros de Belo Horizonte. No início, a empresa tinha quatro funcionários e produzia 150 garrafas por hora.

Após  receber uma série de investimentos, a indústria passou a produzir, por hora, 12 mil garrafas de 2 litros, 15 mil garrafas de 500 ml e 15 mil garrafas de 250 ml. Todo esse potencial ganha ainda mais força com o engajamento de 130 colaboradores. A empresa é associada da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil).

A Frutty produz, exclusivamente, para Minas Gerais e, por enquanto, não pretende expandir os territórios de distribuição. Antes, a empresa exportava para outros países, como Bolívia e Paraguai, mas tem optado por uma estratégia de venda que mantém o raio de distribuição em, no máximo, 300 quilômetros. Segundo os diretores, isso possibilita a manutenção do preço do produto e cria uma maior competitividade no mercado.

Qualidade em primeiro lugar

Linha de produção de refrigerantes em embalagens no formato PET – Créditos: Acervo da Frutty Refrigerantes

Para o diretor administrativo da Frutty Refrigerantes, Rogério Vilela Silva, a manutenção da qualidade sempre foi uma das políticas utilizadas para contribuir com a tradição regional da empresa.  “Em janeiro, completaremos 70 anos no mercado. São gerações que estabelecem uma tradição na região e geram um valor para a empresa”, afirma o diretor administrativo.

O principal produto da empresa é a linha de refrigerantes que podem ser encontrados nos sabores guaraná, guaraná zero, laranja, limão, tubaína, cola, uva e abacaxi. Nessa linha, de acordo com os representantes da indústria, a Frutty inovou lançando o primeiro refrigerante em garrafa Long Neck do Brasil, além de realizar investimentos na troca da sua forma de engarrafamento para o formato PET, o que, acrescentam eles gerou um aumento na segurança e qualidade alimentar.

Em 2009, a indústria realizou mais investimentos para aumentar a capacidade de melhorias na qualidade. Assim, a Frutty se tornou a primeira empresa do país a receber o certificado do Programa de Qualidade Afrebras, que fomenta o desenvolvimento da indústria de refrigerantes no atendimento aos requisitos técnicos relacionados à segurança de alimentos e bebidas.

Comemoração

A Frutty Refrigerantes se aproxima de completar 70 anos de existência e, em comemoração, representantes da empresa mineira planejam um evento exclusivo para funcionários, colaboradores e convidados especiais. Associada da Afrebras, a empresa mineira cita a tradição como um de seus principais objetivos, apontando os funcionários como a “engrenagem” que gera o funcionamento do negócio.

“Realizaremos uma festa com muita alegria, em comemoração aos 70 anos da empresa e exclusiva aos funcionários e colaboradores. Nossa tradição foi feita por eles, são as pessoas que fazem toda a engrenagem funcionar”, afirma Silva.

De acordo com a empresa, os novos funcionários são redirecionados para capacitações especificas de suas respectivas áreas. Alguns colaboradores trabalham há mais de 30 anos na empresa, principalmente na área administrativa, onde a rotatividade é menor.