Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,02% (124.196,18 pontos)

Especialistas discutem normas do Mapa e Anvisa sobre indústria de bebidas

Afrebras vai mediar painel que será realizado na Fispal Tecnologia, em São Paulo

Por Cleomar Almeida| 31/05/2019

A engenheira de alimentos e analista de controle de qualidade da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), Domênica Maioli, será mediadora do painel Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) Consolida Normas sobre a Indústria de Bebidas. O evento será no dia 27 de junho, a partir das 10h30, no Fórum TecnoDrink, dentro da Fispal Tecnologia, em São Paulo.

O painel terá a participação do coordenador de Regulamentação de Vinhos e Bebidas do Mapa, Marco Tulio Santiago; da coordenadora de Fiscalização de Vinhos e Bebidas do órgão, Juçara Aparecida André; e do coordenador geral de Vinhos e Bebidas do ministério, Carlos Vitor Muller. O painel vai mostrar como estar em conformidade com a Norma Interna Dipov (Departamento de Inspeção de Origem Vegetal) 01/2019.

Domênica diz que o painel também vai abordar normas e recomendações sobre autorregistro de produtos, conforme legislações do setor de bebidas consolidadas pelo Mapa. Ela lembra  que, no mês de março, o órgão realizou o lançamento do autorregistro de produtos no Sipeagro (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agrocupecuários).

“Agora, não são mais necessárias a análise e a liberação prévia do registro por parte do órgão fiscalizador, já que a própria empresa realiza esse processo e obtém a imediata emissão de registro de produtos no sistema”, explica a analista de controle de qualidade da Afrebras.

FÓRUM TECNODRINK

O Fórum TecnoDrink é o aquecimento para o salão bienal, que acontecerá em 2020 paralelamente à Fispal Tecnologia. Por isso, é a principal feira para a indústria de bebidas no Brasil. Neste ano, de acordo com a organização, o fórum promoverá o encontro de grandes players do mercado para debater soluções que criam entraves para o desenvolvimento do setor.

INSCRIÇÃO

A entrada na Fispal Tecnologia é gratuita, mediante inscrição no site da feira. Já o acesso ao Fórum TecnoDrink exige inscrição paga antecipadamente, mas os associados da Afrebras podem enviar e-mail (confrebras@afrebras.org.br | afrebras@afrebras.org.br) ou ligar (61 3327-8494 | 61 3327-8634) para solicitar o voucher de desconto antes de registrar a inscrição na página da feira na internet. Neste caso, poderão optar pelo Ticket Arena 360º ou Full Pass, que têm valores diferentes.

CONFREBRAS E CONCURSO

A programação da Fispal Tecnologia, que será realizada de 25 a 28 de junho, das 13h às 20h, no São Paulo Expo Center, também inclui eventos realizados pela Afrebras. Entre eles está a oitava edição do Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas), que ocorre a cada dois anos como o maior do setor, e a etapa final do concurso nacional Os Melhores Sabores do Brasil, que define os vencedores com base em boas práticas de fabricação de bebidas e na votação do público.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa Confrebras/Afrebras

Leia mais:

>> Afrebras, Sarandi e Rinco discutem portfólio de indústrias de bebidas na Fispal Tecnologia

>> Bebidas brasileiras acirram disputa no maior concurso nacional do setor