Brasília

-

Hoje

29ºC

18ºC

Amanhã

30ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,34% (125.148,07 pontos)

Reforma tributária não será votada neste ano por 'briga política', diz Maia

Ele se diz assustado pelo fato de que o governo tenha atrasado a votação da PEC Emergencial

Por Gazeta do Povo| 16/12/2020

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a reforma tributária não será aprovada neste ano porque a proposta tem seu “carimbo” e o governo não quer dar a ele essa vitória. Isso porque o governo quer derrotar o candidato, a vir ser apoiado por Maia, à sucessão da Câmara. “A reforma tributária está pronta, tem voto e não vai ser votada porque é a ‘reforma do Rodrigo Maia’. Só por isso”, disse o deputado durante o evento do Lide.

Segundo ele, a indústria apoia a unificação de vários impostos no IVA para dar competitividade ao setor, ainda que o setor de serviços tenha críticas à proposta. “Estamos abrindo mão de fazer uma reforma que até a esquerda quer votar porque vai dar a vitória ao Rodrigo Maia”, disse ele, explicando que aproveitaria o evento para “prestar contas”. “Não vamos ter reforma tributária do IVA por briga política.”

Ele se disse assustado pelo fato de que o governo tenha atrasado a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial que tinha o papel de dar tranquilidade para a transição rumo a 2021, acabando com a PEC da Guerra e suas despesas extraordinárias e o estado de calamidade em razão da pandemia da Covid-19.

“Para esse governo é uma incoerência falar em calamidade, porque até hoje ele não reconheceu que há uma pandemia e que as pessoas estão morrendo”, afirmou. Ainda sobre a PEC Emergencial, Maia disse que o governo fez um “cambalacho” para tirar o texto da Câmara e levar ao Senado apenas para tentar enfraquecer a Casa. “Até o que é emergencial não é votado no Brasil”, disse ele, ressaltando ser menos otimista que André Esteves, sócio do BTG Pactual.