Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | -0,42% (124.214,96 pontos)

Rodrigo Maia diz estar otimista sobre aprovar reforma tributária neste ano

Presidente da Câmara afirmou que as mudanças na tributação são a prioridade da Casa

Por Valor Econômico| 03/09/2020

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse, nesta terça-feira (2) que está otimista sobre a aprovação da reforma tributária neste ano. Maia afirmou que as mudanças na tributação são a prioridade da Câmara.

“A Câmara vai trabalhar a reforma tributária como prioridade número um, porque está mais avançada do que a [reforma] administrativa”, afirmou o presidente da Câmara, ao participar de um debate sobre a reforma tributária organizado pela Febraban e transmitido pela internet. “Simplificar o sistema de bens e serviços é obrigação do Parlamento. Tem que ter coragem, mostrar aos setores que não serão atingidos como acham. Tem muita informação mal colocada”, disse no debate. “Tenho certeza de que está na hora de conseguir avançar no sistema tributário.”

O presidente da Câmara voltou a criticar a eventual recriação da CPMF e disse que o trabalhador não pode pagar pela ineficiência do Estado.

Participante do debate, o presidente da Comissão Mista da reforma tributária, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), disse que a comissão está alinhada para votar na primeira quinzena de outubro o texto consolidado da reforma, relatado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) na Câmara.

Segundo Rocha, a comissão deve fazer neste mês três audiências públicas para debater a proposta e no dia 30 está prevista a leitura do relatório. Os parlamentares deverão pedir vistas coletiva e em 7 de outubro deve ser definida a votação, disse o senador. “Acho que é possível apresentar um novo sistema tributário [em 2020]”.