Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,75% (125.124,30 pontos)

Pesquisa revela quais estados brasileiros mais consomem refrigerantes

Levantamento feito pelo IBGE aponta liderança de estado localizado na região Centro-Oeste

Por G1*| 19/11/2020

Goiás é o estado com a maior proporção de consumidores de refrigerantes do país, ganhando de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, 15% dos habitantes relataram, em 2019, que consomem o produto regularmente em cinco ou mais dias da semana.

O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (18) e faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Segundo o IBGE, atrás de Goiás, a maior proporção de jovens e adultos que consomem refrigerante em cinco ou mais dias da semana está em São Paulo (13,3%) e no Rio de Janeiro (12,1%). Associada à Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), a indústria Rinco Refrigerantes, localizada em Rio Verde, a cerca de 220 quilômetros de Goiânia, lançou este ano a bebida Tubaína Goiana, como aposta de produto regional.

Tubaína Goiana, produzida pela fábrica Rinco Refrigerantes – Foto: Divulgação

De acordo com o estudo, homens consomem mais refrigerante que mulheres em Goiás. No comparativo por faixa etária, a maior proporção é de jovens com idade entre 18 a 24 anos. Já se considerado o nível de escolaridade, a maioria dos entrevistados tem o ensino fundamental completo e médio incompleto.

No estado, 13,5% das pessoas relataram consumir suco de caixa, lata ou refresco em pó regularmente. O perfil é o mesmo dos que consomem mais refrigerante.

>> Setor de bebidas é o que mais lança produtos no Brasil!

A pesquisa mostrou ainda que o goiano não tem o hábito de consumir frutas e hortaliças, já que apenas 14,7% da população respondeu que consome a quantidade recomendada – pelo menos 25 vezes por semana. Ainda assim, Goiás é o quinto estado com o maior consumo do país, que ficou com média 13%.