“Os produtores de bebidas reduziram o açúcar, mas não vamos dizer quais”

04/10/2018

O problema do alto teor de açúcar das bebidas argelinas permanece na pauta das discussões e debates entre o Ministério do Comércio, produtores e associações de defesa do consumidor.

 

Durante uma reunião internacional dedicada à indústria de sucos, néctares e sucos vegetais organizada nesta segunda-feira em Argel, o presidente da Associação Argelina de Produtores de Bebidas (Apab), Ali Hamani, estimou que muitos produtores de bebidas reduziram o açúcar em seus produtos, mas, disse ele, “há dúvidas hoje em divulgar essas marcas”. Segundo ele, destacar os nomes dessas marcas que procederam à redução gradual da taxa de açúcar terá impacto negativo nas vendas.

 

Ele mencionou a dificuldade de mudar os hábitos de consumo dos argelinos que preferem produtos com altos níveis de açúcar. A este respeito, o patrão da NCA Rouiba Slim Othmani disse que em caso de redução de açúcar em uma bebida “o consumidor argelino irá adicionar-se à sua bebida, provavelmente, algumas colheres de açúcar”.

 

Uma declaração que pretende ser uma resposta a acusações feitas por associações de defesa do consumidor contra produtores. Ele se perguntou o que levou essas associações a atacar os produtores quando deveriam, segundo ele, atacar o governo, que “autorizou a instalação de três novas refinarias de açúcar capacidades superiores a 5 milhões de toneladas “. “Mesmo na Europa, não há esse número de refinarias de tamanha importância no mesmo país”, disse ele.

 

Por seu turno, o presidente da associação El Aman para a proteção dos consumidores, Hacene Menouar reconheceu os esforços feitos pelo Apab e alguns produtores para reduzir a taxa de açúcar. Mas, segundo ele, é necessário proceder à redução gradual do teor de açúcar nas bebidas, e isso, através do compromisso dos vários atores da cadeia, ou seja, o Ministério do Comércio através do controle, os produtores através do redução da taxa de açúcar, recomendando assim o seu nivelamento, a sua redução gradual e o imperativo de tornar o procedimento obrigatório.

 

 

 

Fonte: Maghred Emergent

01/10/2018