Perfil

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Em 2005, pequenos fabricantes de refrigerantes se reuniram em Curitiba no Paraná. A mobilização se fez necessária para dar voz aos pequenos fabricantes na luta contra o oligopólio do mercado, que se mantém nas mãos de grandes corporações. Desta união surgiu a Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras).



Lei da Concorrência

Em 2012 uma nova Lei de Defesa da Concorrência (Lei 12.529/2011) entrou em vigor. Alguns pontos da legislação geram fortes preocupações entre as pequenas empresas regionais, sobretudo quanto à retirada da prática de ‘exigência de exclusividade’ do rol de infrações à ordem econômica.

 

É possível perceber uma forte tendência liberal nas decisões do órgão antitruste. A Afrebras desaprova a situação. Sob o ponto de vista das pequenas empresas regionais, é impossível competir em um ambiente hostil em que os abusos do grande capital monopolista não são monitorados, muito menos controlados.



Concentração de Mercado

A indústria de bebidas em geral tem características concorrenciais parecidas no Brasil: pouquíssimas empresas dominantes tentam impedir que exista concorrência para seus produtos. Elas utilizam um ferramental estratégico para impossibilitar que os pequenos fabricantes expandam sua área de atuação.

 

Alguns exemplos de estratégias anticoncorrencias são manter exclusividade nos pontos de venda, comprar espaço nas gôndolas, praticar preços fora da realidade do mercado e marketing agressivo. Além disso, elas geralmente têm apoio governamental, que se dá por meio de diversos incentivos fiscais.