Refrigerante e água engarrafada dominam em saciar a sede da América

18/05/2018

Resumo de Mergulho:

* Os americanos estão bebendo mais água engarrafada, levando a US $ 24,1 bilhões em vendas em 2017, segundo dados da Beverage Digest citados pela Bloomberg . Além disso, um aumento nos preços da soda no ano passado ajudou a elevar a receita nessa categoria para US $ 81,6 bilhões, ou mais da metade dos US $ 135,7 bilhões em vendas totais de bebidas em dólar, segundo o relatório.
* No geral, as vendas no varejo no mercado de bebidas dos EUA cresceram cerca de 3% em 2017 e o volume aumentou cerca de 2%, disse a Beverage Marketing Corporation .
* Embora as vendas de refrigerantes continuem sendo uma grande parte da receita de 2017 da indústria de bebidas, a Beverage Digest observou que os consumidores continuam a reduzir os refrigerantes, com os volumes caindo por 13 anos seguidos.

 

 

Insight de Mergulho:
Os dados da Beverage Digest mostram o que muitos na indústria reconhecem: os consumidores sedentos de hoje estão procurando opções saudáveis, se afastando constantemente dos refrigerantes açucarados e em favor da água, chás e outras bebidas. Impostos sobre o açúcar implementados em algumas cidades provavelmente também levaram ao declínio do consumo de refrigerantes.

A tendência da água não apenas estimulou produtos mais carbonatados, mas também levou a mais caixas de água e até água “bruta”, onde as pessoas pagam até US $ 37 pelo produto não filtrado. Os fabricantes de refrigerantes observaram o mercado de refrigerantes carbonatados – que caiu por 13 anos consecutivos – sendo superado pela água engarrafada em 2016 como a maior categoria de bebidas nos EUA.

 

Houve alguns sinais de melhora em 2017, já que a receita do atacado registrou um leve aumento de 0,1%, reflexo dos preços mais altos e do mix de embalagens, embora o volume tenha caído 1,6%, segundo os últimos dados da Beverage Marketing Corporation. Neste ano, o volume deverá cair entre 0,8% e 1,3%, com as vendas no varejo subindo 0,2%, para 0,8%

 

“Não é uma moda passageira, é uma tendência de boa-fé. Pessoas que bebem refrigerantes menos carbonatadas”. Gary Hemphill, diretor gerente e diretor de operações da unidade de pesquisa da Beverage Marketing Corporation, disse no Fórum de Bebidas em abril. “Dito isto, ainda é a segunda maior categoria, por isso continua a ser muito popular.”

 

 

Gigantes de refrigerante Coca-Cola e PepsiCo. concentraram-se em impulsionar as vendas, além das bebidas carbonatadas, para atender às demandas dos consumidores, e há sinais de que isso poderia estar valendo a pena. A Pepsico introduziu o espumante e a Coca-Cola comprou a marca de água mineral premium Chico Topo Chico em outubro passado – uma aquisição e um lançamento de marca que ressaltam a demanda por bolhas na água sem o açúcar. A Coca-Cola também se associou ao McDonald’s para introduzir uma linha de McCrapé Frappes pronta para beber em supermercados. Ainda assim, não é de admirar que, mesmo com a queda nas vendas de refrigerantes, a bebida carbonatada seja um produto lucrativo para as empresas que a produzem, e de forma alguma desistem disso. Na Coca-Cola, por exemplo, o refrigerante ainda é responsável por cerca de 70% das vendas. A Coca-Cola introduziu a Coca Zero Sugar – uma reformulação da Coca Zero feita para ficar mais parecida com a Coca – e no início deste ano redesenhou sua marca Diet Coke, adicionando novos sabores como Twisted Mango e Zesty Blood Orange em uma tentativa de reconquistar millennials e outros bebedores de refrigerante. A maior fabricante de bebidas não-alcoólicas do mundo anunciou em abril um aumento de 5% no crescimento das vendas orgânicas em seu trimestre mais recente. Apenas o volume de refrigerante saltou 4%.

 

Apesar da adição de novos sabores, embalagens ou esforços de marketing possam trazer algum interesse para o segmento de bebidas carbonatadas estagnadas, ninguém pode dizer se as mudanças serão suficientes para virar ou estabilizar o futuro da soda ao redor.

 

 

É claro que o refrigerante não vai a lugar nenhum, mesmo que sua popularidade não seja tão forte quanto antes. Os fabricantes de bebidas são sábios em buscar novos sabores, substitutos de adoçantes e latas de tamanho menor para manter ou recuperar os consumidores que fugiram da bebida. Ao mesmo tempo, eles são inteligentes para investir mais em água, chás, cafés e outros produtos bons para você. Isso parece estar funcionando, e assim não seria uma surpresa ver os grandes jogadores de bebidas aderindo a essas estratégias daqui para frente.

 

 

 

Fonte: Food Dive

 

15/05/2018