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Por Portal de Bebidas Brasileiras| 10/12/2021
O dumping é prejudicial porque sabota a livre iniciativa e contribui para a formação de monopólios. Isso impede que pequenas e médias empresas, tenham chances de disputar fatias do mercado
O dumping é uma prática comercial que ocorre quando os fabricantes exportam um produto para outro país a um preço abaixo do preço normal. O objetivo do dumping é aumentar a participação de mercado em um mercado estrangeiro, eliminando a concorrência, assim, criando um princípio de monopólio.
O antidumping surge como medida para evitar essa prática, cada país ou blocos econômicos podem ter sua própria legislação sobre o direito antidumping, tudo seguindo um acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O presidente da Associação dos Fabricantes Refrigerantes do Brasil (Afrebras), Fernando Rodrigues de Bairros critica que atualmente, a aplicação de certas medidas antidumping vem prejudicando os fabricantes regionais de bebidas. “Um caso notório é o antidumping aplicado aos países asiáticos sobre a produção do PET (Polietileno tereftalato), utilizado nas embalagens de diversas bebidas”, argumenta.
Como existem poucas indústrias petroquímicas que produzem a resina, boa parte da produção é concentrada e não atende a toda demanda nacional, para driblar essa adversidade muitas indústrias regionais necessitam importar esse insumo.
Os países de onde é importado a resina PET são na grande maioria um dos principais fornecedores globais de insumos, ou seja, uma barreira comercial aplicada a esses países pode causar um desequilíbrio no fluxo do livre mercado de bens. “E isso já vem acontecendo”, ratifica Bairros, e ainda complementa: O oligopólio do setor manufatureiro da resina no Brasil também é um fator que pesa muito no bolso das fábricas regionais de bebidas, se houvesse mais competição dentro desse mercado não haveria tanta escassez de insumo, além de estimular o consumo doméstico”, conclui.