Brasília

-

Hoje

30ºC

18ºC

Amanhã

28ºC

20ºC

IBOVESPA | -0,99% (126.922,11 pontos)

Indústria de bebidas ainda sente efeitos da pandemia na produção

Crise causada pelo Coronavírus é um dos principais responsáveis pela queda na fabricação

Por Portal de Bebidas Brasileiras (Afrebras)| 07/01/2022

ECONOMIA

Um estudo realizado pela Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), constatou que a produção industrial do setor de bebidas caiu -2,2% em novembro de 2021. Também no ano passado, a fabricação de bebidas alcoólicas apresentou uma variação mensal de -10,7% em comparação a novembro de 2020. Conforme gráfico abaixo:

Já o setor de bebidas não alcoólicas apresentou uma variação mensal de -13,9% em comparação a novembro do ano anterior. Conforme gráfico abaixo:

As causas por trás dessa queda na produção industrial de bebidas, estão em boa parte ligadas à crise causada pelo Coronavírus, que desordenou as cadeias produtivas, limitando os fabricantes a produzir somente com o estoque já existente antes da pandemia.

A indústria brasileira também é prejudicada pela alta da inflação e alta dos juros, que por sua vez, impacta a tomada de mais capital para investimentos. Outro fator que afeta a produção é a queda na renda da população em geral, fazendo com que passem a consumir cada vez menos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) pelo IBGE.