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Mercado em Alta: Cervejas Sem Álcool

Crescimento de 24% nas vendas em 2023 evidencia a tendência na indústria de bebidas

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 03/07/2024

A cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo e a segunda bebida alcoólica mais consumida, com uma produção anual de quase 2 bilhões de hectolitros. No entanto, a relação entre cerveja e saúde é complexa e multifacetada, dificultando uma análise abrangente. Embora vários estudos apontem benefícios do consumo moderado, um mercado em crescimento para cervejas sem álcool ou desalcoolizadas vem ganhando força, impulsionado por preocupações com a saúde e questões religiosas e culturais.

No Brasil, somente em 2023, as vendas de cervejas sem álcool ultrapassaram 480 milhões de litros, um crescimento de 24% em relação a 2022. Segundo a Euromonitor International, tanto no Brasil quanto no mundo, a categoria está ganhando cada vez mais relevância no mercado cervejeiro.

Na produção de cervejas sem álcool, dois métodos principais são utilizados: biológicos (fermentação) e físicos (pós-fermentação). Os métodos biológicos dependem de leveduras especiais ou modificações nos parâmetros operacionais, como tempo e temperatura. Já os métodos físicos incluem uma etapa de “desalcoolização” ao processo.

Entre os métodos físicos, destacam-se os baseados em membranas, como osmose inversa e nanofiltração. No processo de separação por membranas, o álcool é removido por meio de uma barreira física, permitindo operação em baixas temperaturas e reduzindo impactos negativos no aspecto sensorial do produto. Métodos térmicos, embora menos utilizados atualmente, apresentam desvantagens significativas, como degradação térmica e perda de substâncias voláteis devido às altas temperaturas.

E quanto ao sabor? Estudos indicam uma percepção negativa dos consumidores em relação às cervejas com baixo teor ou sem álcool, principalmente devido à diferença de sabor em comparação com a cerveja comum. As características sensoriais da cerveja sem álcool diferem claramente da tradicional, com a ausência ou presença insignificante de etanol, um dos principais compostos aromáticos, sendo um fator importante.

Diante das exigências dos consumidores, a indústria de alimentos tem se aprimorado para entregar ao mercado uma bebida semelhante à tradicional, mantendo características de sabor e aroma na versão sem álcool.