Brasília

-

Hoje

28ºC

15ºC

Amanhã

28ºC

15ºC

IBOVESPA | 1,36% (135.777,98 pontos)

Fatores internos e externos influenciam variações do dólar

No Brasil a instabilidade política e nos EUA o enfraquecimento da economia

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 19/08/2024

A movimentação do dólar nos últimos meses tem causado preocupações, principalmente em relação aos seus impactos para os brasileiros. Nos últimos três meses, a moeda apresentou uma significativa valorização,  saltando de R$5,24 para até R$5,75 no período. 

Essas mudanças são influenciadas tanto por fatores internos quanto externos. No cenário interno brasileiro, o ambiente político tem gerado incertezas, com algumas ações do governo provocando receio em investidores estrangeiros, o que fez com que muitos abandonassem o real em favor do dólar. 

Já externamente, a economia dos Estados Unidos é essencial para impulsionar a valorização da moeda. As atividades norte-americanas demonstram sinais de enfraquecimento, com uma crescente busca por investimentos mais seguros e uma consequente intensificação da demanda por dólares.  

Assim, o dólar mais alto pode levar ao aumento dos preços de produtos importados. Contudo, empresas que importam em grande quantidade tomam medidas para não sofrer com as variações cambiais que são rotineiras. Inclusive, muitas trabalham com margem de estoque suficiente para se proteger de um aumento repentino.

A longo prazo, os aumentos que vêm acontecendo nos últimos meses podem ter um efeito nos preços dos produtos internos, aumentando ou diminuindo. Porém, tal reflexo pode ser evitado a partir de negociações com fornecedores estrangeiros. 

Mesmo com as incertezas, a expectativa é que o cenário político e fiscal se estabilize, fazendo com que o dólar também encontre um ponto de equilíbrio. Isso traria não só um alívio para os preços, como também para o bolso dos empresários e dos consumidores brasileiros.