Brasília
Hoje
26ºC
19ºC
Amanhã
26ºC
17ºC
IBOVESPA | -0,02% (135.066,97 pontos)
As bebidas “ready-to-drink”, ou em português “prontas para beber”, chegaram no mercado brasileiro e já conquistaram seu espaço de destaque nos bares e restaurantes. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) a novidade é uma ótima oportunidade de investimento.
Atraindo clientes que buscam conveniência aliada a uma variedade nas escolhas de consumo, as ready-to-drink (RTDs) têm feito o setor de alimentos e bebidas se adaptar às novas demandas. Uma pesquisa de varejo realizada pela Nielsen Scantrack indicou um aumento de 60% no consumo desse tipo de bebida entre os anos de 2020 e 2022.
Essa tendência inclui coquetéis, chás, cafés e outras bebidas prontas para o consumo e é encarado pelo mercado como uma oportunidade estratégica para os estabelecimentos diversificarem seus menus e aumentarem a rentabilidade.
O movimento é uma resposta ao novo perfil de consumidor, que é mais moderno e exigente e atento às tendências globais. Com isso, além de atrair um novo público, as RTDs também oferecem vantagens operacionais, pois exigem menos tempo de preparação, o que pode otimizar o atendimento.
Outro ponto de interesse para o mercado é que a modalidade permite que bares e restaurantes estabeleçam parcerias com marcas de bebidas, ampliando a oferta de produtos e fortalecendo a imagem dos estabelecimentos.
Tendo em vista o cenário atual, as bebidas ready-to-drink não mostram sinais de desaceleração no mercado, e os setores devem aproveitar as oportunidades de investimento dessa nova onda de consumo que promete combinar inovação, qualidade e praticidade.