Brasília

-

Hoje

29ºC

21ºC

Amanhã

27ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,78% (131.005,25 pontos)

Mercado financeiro aponta para alta da taxa Selic

Instituições financeiras estão revisando suas projeções

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 07/10/2024

Analistas do mercado financeiro têm apontado para o aumento da taxa Selic, impulsionada principalmente pela crescente desconfiança em relação ao processo de consolidação fiscal. 

Nesse sentido, as previsões dos economistas são equivalentes  à precificação para a Selic extraída da curva de juros, indicando um aumento significativo na taxa básica.

A reunião trimestral dos economistas de mercado com diretores do Banco Central acabou por consolidar o cenário, com participantes reiterando a necessidade de pressionar o controle em novembro, além de alertas sobre um ciclo mais extenso de elevação dos juros. 

A última semana encerrou com a curva de juros, taxa em diversos vencimentos, apresentando uma precificação implícita  que indica uma Selic de aproximadamente 12,75% a 13% no primeiro semestre do próximo ano. Nos dias seguintes,  houve a revisão de projeções das instituições financeiras do país. 

Como exemplo das movimentações do mercado, o Itaú Unibanco e XP estimam que a taxa básica permanecerá em 12% até o fim deste ano, mas ressaltam que há uma piora nas expectativas em relação à inflação para 2025. O Santander e a BB Asset Management, por sua vez, projetaram uma Selic de 12,5% no fim do ciclo, que se encerra no próximo mês de março. 

Vale ressaltar que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central alertou, em setembro, sobre a decisão de  iniciar de forma gradual o ciclo de alta de juros, com o objetivo de desacelerar a atividade econômica e garantir o controle da inflação. 

Com informações do Valor Econômico.