Brasília
Hoje
26ºC
18ºC
Amanhã
26ºC
19ºC
IBOVESPA | -0,24% (130.340,92 pontos)
Um levantamento do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), obtido pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, apontou que a indústria de transformação brasileira melhorou sua posição no ranking mundial de crescimento da produção.
A indústria de transformação compreende atividades que transformam matéria-prima em um produto final ou intermediário destinado a outro setor. Essa matéria prima pode ser obtida através de atividades agrícolas, florestais, de mineração, da pesca e até mesmo de produtos de outras atividades industriais. Nesse sentido, diversos segmentos podem se encaixar na classificação, dentre eles está a indústria de alimentos e bebidas.
Segundo o levantamento, a produção industrial de transformação registrou um crescimento de 2,9% durante o primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, o Brasil alcançou a 40ª posição em um ranking de 116 países divulgado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial. Assim, em um período de um ano, o país avançou 30 posições.
O resultado brasileiro é destaque entre outros países latino-americanos e apresenta uma expansão semelhante à média mundial em diferentes comparações. Além disso, deve contribuir positivamente para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.
O cenário é positivo, já que um crescimento da indústria de transformação pode potencializar dinâmicas de encadeamento interno de vários setores. No entanto, especialistas alertam para a recente movimentação de alta da taxa básica de juros iniciada em setembro.