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A indústria de alimentos e bebidas observou nos últimos anos um crescimento do e-commerce, principalmente após o período da pandemia. Com isso, muitos fabricantes têm direcionado seus investimentos para garantir a competitividade dentro das plataformas digitais.
Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) apontam que em 2023 as compras online do segmento somaram R$7,29 bilhões, uma alta de 16,6% quando comparado com os resultados de 2022. Ao todo, as compras de alimentos e bebidas correspondem a 3,93% das vendas digitais do Brasil.
Além de garantir um espaço dentro das plataformas, especialistas afirmam que as empresas devem focar em estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Entre elas está tentar replicar parte das compras por impulso típicas do varejo físico.
Também é preciso explorar as potencialidades do ambiente digital, entre elas está a possibilidade de apresentar novos produtos do portfólio e entender a jornada de compra dos consumidores.
A perspectiva é que o e-commerce continue a crescer e que o segmento de alimentos e bebidas. Na análise do Sebrae, a inovação e as estratégias para manter a frequência de compras são as chaves para a consolidação da nova modalidade.