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O olfato como estratégia de vendas no setor de alimentos e bebidas

Explorar o sentido é uma das estratégias para atrair consumidores

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 27/11/2024

O olfato é um dos sentidos mais poderosos do corpo humano, ele desempenha um papel essencial na forma como percebemos o mundo. Ele é capaz de evocar memórias e influenciar decisões, um estudo do especialista em neuromarketing Martin Lindstrom, afirma que 75% das nossas emoções diárias estão relacionadas aos cheiros que sentimos. Nesse contexto, explorar o olfato é uma ótima estratégia comercial, podendo ajudar a influenciar na decisão do cliente. 

O olfato é capaz de despertar lembranças e criar desejos, como a vontade de experimentar. Isso acontece porque o córtex olfativo tem ligação direta com uma parte do cérebro humano responsável pelas memórias e emoções. Quando esse sistema é ativado por um estímulo externo, no caso o aroma, o cérebro desencadeia uma resposta neurológica na memória, e associa um cheiro a um fato importante da sua vida. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) conceitua os aromas como substâncias ou uma mistura de substâncias com propriedade odoríferas e ou sápidas, que são capazes de conferir ou mesmo intensificar ou conferir cheiro e sabor a alimentos e bebidas. Esses elementos são parte crucial para a experiência sensorial do consumidor.

Assim, seu processo de criação requer cuidados e conhecimentos relacionados a  matérias-primas, tecnologia, legislação, produtos finais e desejos dos consumidores. Entender quem é o público-alvo e qual a mensagem que o produto quer passar deve ser a base desse processo.

É claro que para proporcionar uma experiência completa e atrativa, o fabricante deve trabalhar com todos os sentidos e suas potencialidades, de forma harmônica e coerente. A integração dos sentidos resulta em um prazer no momento da degustação e, como consequência, o sucesso entre os consumidores.