Brasília

-

Hoje

26ºC

19ºC

Amanhã

25ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,75% (122.102,15 pontos)

As tendências para 2025 na indústria de alimentos e bebidas

Setor se prepara com projeções sobre o próximo ano

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 17/12/2024

O ano de 2024 está acabando e a indústria de alimentos e bebidas já está se preparando para  2025. Entre os preparativos, analistas tentam projetar quais serão as demandas e tendências do consumidor nos próximos meses.

As tendências são influenciadas tanto pelo cenário global quanto regional. Para o próximo ano, o contexto global ainda deve ser marcado por uma sensação de imprevisibilidade, sensibilidade aos preços e crescente pressão nas cadeias de suprimentos. Já o regional é mais volátil e requer uma análise cuidadosa das empresas.

Além disso,  comportamentos marcantes neste ano devem se estender para 2025, como a preocupação com sustentabilidade, desejo por experiências autênticas e a integração de inovações tecnológicas em alimentos e bebidas. A atenção para esses tópicos é essencial não só no lançamento de novos produtos, mas também para a reconstrução da imagem dos já existentes. 

A nostalgia é uma tendência crescente, isso impacta no padrão do consumidor que busca por produtos que tragam conforto e remetam memórias felizes. Por isso, edições especiais, e relançamento de antigas devem atrair os consumidores. Assim como experiências sensoriais ricas, com produtos que explorem sabores e texturas. 

O foco será buscar autenticidade através de sabores que possam proporcionar uma conexão cultural. 

O cliente deve buscar um conforto emocional, mas sem deixar de lado a preocupação com a questão nutricional, não apenas para o corpo mas também levando em conta a saúde mental.  Nesse ponto o destaque é dos ingredientes funcionais, que contribuem para a prática de esportes. 

A integração entre a indústria e a tecnologia deve ser essencial no futuro. A implementação de novas técnicas aliadas aos métodos mais antigos é apontado como um movimento natural para 2025. Um exemplo é a Inteligência Artificial que pode aprimorar processos e otimizar a produção. 

Logo, é possível perceber que o consumidor se torna cada vez mais exigente, demandando novos produtos e um mercado atento às tendências.