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O começo de um novo ano é marcado pelo aumento do turismo, com muitas pessoas buscando conhecer novos lugares e culturas durante os meses de férias. Nesse sentido, o setor de alimentos e bebidas está intimamente ligado às novas experiências e as trocas culturais.
Só em 2023, o turismo movimentou cerca de R$20 bilhões, enquanto a indústria de alimentos e bebidas faturou R$1,2 trilhão. A construção dos hábitos alimentares de determinada região é um reflexo de todo o seu processo histórico e social. Logo, ao entrar em contato com diferentes sabores, cardápios, cores, cheiros e texturas, os turistas também experimentam um pedaço da memória coletiva de um povo. Assim, os alimentos e bebidas potencializam o processo de imersão cultural durante viagens e passeios.
Além disso, o turismo gastronômico e temático possibilita que fabricantes regionais possam expandir o alcance de suas marcas e produtos. Esse processo contribui para um mercado mais dinâmico e competitivo e apresenta um grande potencial sustentável.
Para o desenvolvimento regional, a união do turismo com a indústria de alimentos e bebidas serve como um impulso para a economia local, já que ambos são grandes geradores de renda e empregos, fazendo o dinheiro circular e atraindo investimentos.
No entanto, para que as iniciativas na área prosperem, é necessário que o setor público e privado trabalhem em conjunto. Outro ponto de atenção é a constante necessidade de capacitação de mão de obra, inovação e adaptação às demandas do mercado global. Mas, mesmo com os desafios, os resultados indicam que o turismo e o setor de alimentos e bebidas têm uma parceria duradoura e próspera pela frente.