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O principal objetivo da indústria de alimentos e bebidas é garantir a eficiência de seus serviços e a qualidade de seus produtos. Para isso, diversos recursos e estratégias são implementados dentro do setor para garantir a segurança alimentar. No entanto, caso o fabricante detecte algum erro em um produto é possível acionar um plano de recall.
O recall consiste em um recolhimento dos produtos, devolvendo-os à empresa responsável, com o objetivo de garantir a segurança dos consumidores e o comprimento correto da regulamentação.
Uma pesquisa realizada pela empresa internacional WTW, especializada em consultoria e gestão de riscos, indicou que rotulagem incorreta é uma das principais causas de recall de produtos. Segundo o levantamento, as crescentes demandas e especificidades de cada legislação tornam a rotulagem um ponto de atenção e, por isso, os fabricantes devem estar atentos aos órgãos reguladores e às atualizações das normas.
Outro motivo apontado apontado pelo estudo é a falta de treinamentos para as equipes envolvidas na fabricação. É importante que todos tenham o mesmo nível de preparo e saibam como agir em situações de controle de risco, evitando assim erros na linha de produção.
Para evitar que um recall seja necessário – e caso seja, garantir sua eficiência – é essencial estabelecer controles de qualidade de alto padrão, não só dentro da empresa, mas também em relação aos fornecedores e parceiros. Estratégias devem ser planejadas com antecedência para estabelecer o que pode acontecer, ações corretivas e medidas de prevenção.