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Nos últimos anos o mercado mundial vem observando uma tendência dentro do setor de bebidas: o crescimento de bebidas sem álcool. Segundo um levantamento da Mordor Intelligence, a expectativa é que o segmento alcance uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de aproximadamente 4,1% a 4,7%, entre os anos de 2023 e 2028.
Esse comportamento também pode ser observado dentro do mercado brasileiro, principalmente no contexto regional. Nesse sentido, considera-se tanto as escolhas tradicionais como os refrigerantes, quanto novos produtos que têm ganhado espaço, como Kombuchas e energéticos.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que os refrigerantes brasileiros alcançaram o patamar de 68,1% das vendas totais de bebidas não alcoólicas (em volume). Além disso, um estudo realizado pela Euromonitor Internacional indicou que o mercado nacional de cervejas sem álcool cresceu 24% em 2023.
Entre os fatores por trás desse cenário está a preocupação dos consumidores com a saúde e bem-estar, principalmente após o período de pandemia. Assim, as bebidas funcionais despontam como destaque entre as opções sem álcool.
A inovação também cresce dentro do setor, como uma resposta às demandas por sabores e experiências únicas, já que o consumidor busca novas formas de escolher seus produtos. Embalagens diferenciadas, por exemplo, podem se apresentar como um chamariz na hora da compra.
Assim, o segmento se apresenta como um grande impulso tanto para economia nacional, quanto para a internacional.