Brasília
Hoje
30ºC
17ºC
Amanhã
29ºC
18ºC
IBOVESPA | -0,37% (127.128,06 pontos)
A arrecadação federal em 2024 ultrapassou os R$ 2,65 trilhões, estabelecendo um novo recorde histórico desde o início da série, em 1995, segundo dados divulgados pela Receita Federal nesta terça-feira (28).
Em dezembro, o montante arrecadado superou R$ 261 bilhões, marcando também o maior valor registrado para o mês. O crescimento no ano, já descontada a inflação, foi de mais de 9%.
Fatores como a economia aquecida, a recuperação do mercado de trabalho e o aumento nos pagamentos de tributos sobre importações contribuíram para o bom desempenho. Além disso, a retomada de algumas tributações, como sobre combustíveis e fundos no exterior, teve impacto significativo.
O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, destacou a tributação sobre as faixas mais altas de renda como um fator relevante. Segundo ele, as variáveis macroeconômicas do ano, como produção industrial, vendas de bens e serviços, massa salarial e o valor do dólar nas importações, apresentaram resultados positivos.
Os setores que mais contribuíram para o aumento da arrecadação foram o comércio atacadista, as instituições financeiras e o segmento de combustíveis.
Com informações da Agência Brasil.